Powered By Blogger

domingo, 30 de setembro de 2012

COISAS DE CRIANÇAS MESMO!


               CERTA VEZ, EU E O MEU IRMÃO ADÍLSON, ÉRAMOS AINDA BEM CRIANCINHAS, E COMO TAL GOSTÁVAMOS DE BRINCAR, E ATÉ QUE BRINCÁVAMOS MUITO MESMO!
               FOI QUANDO EM VARRE-SAI, AS AUTORIDADES RESOLVERAM EXPLODIR PARTE DA PEDREIRA QUE EXISTE AINDA NA ENTRADA DE VARRE-SAI, BEM NA ENTRADA DE VARRE-SAI.
             POIS BEM, FOI NAQUELE TRECHO DE ESTRADA, QUE QUANDO DA REALIZAÇÃO DAS EXPLOSÕES, AS CASAS ERAM EVACUADAS E O TRÂNSITO DE VEÍCULOS ERA INTERROMPIDO     (NAQUELA ÉPOCA ERA TAMBÉM BEM PEQUENO!)




            ESTÁVAMOS BRINCANDO NO LOCAL RELATIVAMENTE LONGE DAS EXPLOSÕES, FOI QUANDO OUVIMOS O GRITO “FOGO” FEITO PELOS RESPONSÁVEIS PELAS EXPLOSÕES.ATÉ AÍ TUDO BEM!  ESTAVA DADO O ALARME E ENTÃO INICIOU UM A CORRERIA ENORME DAS PESSOAS ENVOLVIDAS. NÃO É QUE NÓS CRIANÇAS FICAMOS HÁ CERTA DISTÂNCIA PARA VER AS EXPLOSÕES, E COMO SABÍAMOS QUE ELES COLOCAVAM VÁRIOS COUROS DE BOIS PARA TENTAR SUAVIZAR O IMPACTO E A PROJEÇÃO DAS PEDRAS, ENTÃO FICAMOS TRANQUILOS A ASSISTIR AS EXPLOSÕES.




              HOUVE AS EXPLOSÕES, NO AR ERAM LANÇADOS PEDAÇOS DE COUROS DE BOIS, PEDRAS DE TODOS OS TAMANHOS CAINDO DE ENCONTRO AO SOLO, E NÃO É QUE ALGUMAS DEZENAS DE PEDRAS CAÍRAM A CINCO OU SEIS METROS DISTANTES DE NÓS, E FOI MESMO POR UM TRIZ QUE NENHUM DE NÓS FOI ATINGIDO OU FERIDO, SORTE PURA, AS MÃOS DE DEUS A NOS PROTEGER!








               MAIS, NÃO FICOU SÓ NISSO NÃO, OS PAIS SABEDORES DAS FAÇANHAS DOS FILHOS VIERAM COMO UM VERDADEIRO EXERCITO, E AÍ MEU FILHO O BICHO PEGOU, E O PAU COMEU, EU E MEU IRMÃO APANHAMOS DIREITINHOS E NÃO PUDEMOS CHORAR NÃO, PORQUE ERA PROIBIDO JÁ QUE NÓS ÉRAMOS CORAJOSOS E ENCARÁVAMOS O PERIGO, TÍNHAMOS QUE APANHAR SEM CHORAR, FOI O QUE ACONTECEU!




                FOI UMA GRANDE E NECESSÁRIA LIÇÃO QUE MAIS UMA VEZ NOSSOS PAIS NOS DERAM, E OLHA QUE NINGUÉM FICOU AMARGURADOS COM OS PAIS NÃO, MUITO PELO CONTRÁRIO.

A PESCA DE PENEIRA...


        NO RIBEIRÃO DE VARRE-SAI

                        EM VARRE-SAI A GRANDE NOVIDADE, É ALGUÉM SABER NADAR!



             ISTO PORQUE VARRE-SAI NÃO POSSUI RIO E SIM O RIBEIRÃO SÃO SEBASTIÃO, QUE CORTA VARRE-SAI DE PONTA A PONTA, FAZENDO A FUNÇÃO DE CAPTAR ÁGUA DAS CHUVAS E A REDE DE ESGOTO EM GERAL, FICANDO MUITO POLUÍDO!
                  ANTIGAMENTE, ATÉ QUE A SITUAÇÃO DO RIBEIRÃO ERA CONSIDERADA BOA, POIS ALÉM DE EXISTIR MENOS MORADIAS, EXISTIAM VÁRIOS TIPOS DE PEIXES, E POR ESTA RAZÃO PESCAVA-SE DE ANZOL EM DETERMINADOS TRECHOS DO MESMO, ONDE ERA MAIS FUNDO E CONSEQUENTEMENTE COM MAIS ÁGUA.





                  POR MUITAS VEZES ASSISTI A PESCARIA DE PENEIRA, ONDE PESCAVAM GRANDES BAGRES, TRAÍRAS E LAMBARIS E ATÉ PEGAVAM COM AS MÃOS ENORMES RÃS!
                  CERTA VEZ, O PAPAI ODITHES RESOLVEU PESCAR NO RIBEIRÃO DE VARRE-SAI, LEMBRO-ME DIREITINHO, O PAPAI, O NELSON , O AGENOR E JANIR, TODOS COM GRANDES VARAS DE ANZOL SAÍRAM A PESCAR APÓS UMA FORTE CHUVA, O RIBEIRÃO NAQUELE DIA ESTAVA BEM CHEIO, ATÉ ASSUSTANDO A GALERA PELO VOLUME E PELA VELOCIDADE DAS ÁGUAS ORIUNDAS DAS CABECEIRAS.





                    ELES FORAM ATÉ BEM PRÓXIMO A CASA DO DIRICO, HOJE PALCO DA FESTA DA EXPOSIÇÃO DE VARRE-SAI, QUE SE APRESENTAVA NAQUELA ÉPOCA SUPERLOTADA, TOMANDO TODA AQUELA BAIXADA, PORTANTO UM CONVITE PARA A GRANDE CAÇADA DE RÃS E TRAÍRAS, CLARO, ASSIM QUE A AGUA ABAIXASSE UM POUCO.







                   
























  FOI O QUE ACONTECEU, A ÁGUA BAIXOU UM POUCO E A GALERA FOI A PESCA, UNS PEGAVAM RÃS, OUTROS ENFIAVAM AS MÃOS NAS OCAS PARA PEGAR TRAÍRAS, E O PAPAI E A SUA TURMA FORAM NA MORAL A PESCAR DE ANZOL.




            NÃO SE SABE DE ONDE, MAS, QUANTO MENOS ESPERAVAM, SURGE NO LEITO DO RIBEIRÃO UM JACARÉ PAPO AMARELO, CAUSANDO UMA GRANDE CORRERIA A TODOS, O PAPAI SENDO O MAIS CORAJOSO DA TURMA, FOI O QUE SAIU MAIS RÁPIDO PARA A CORRERIA, DEIXANDO TODOS PARA TRÁS INCLUSIVE A SUA VARA DE ANZOL, QUE ATÉ HOJE, NÃO SE SABE PRA ONDE ELA FOI!




             SE PEGARAM O BICHO DEPOIS, EU NÃO SEI, SÓ SEI QUE FICOU NA HISTÓRIA A PRESENÇA DAQUELE BICHO EM VARRE-SAI, DEPOIS, APARECEU NA TRASEIRA DE UM CAMINHÃO EM VARRE-SAI UM JACARÉ MORTO, QUE ACREDITAMOS ATÉ QUE SEJA O DITO CUJO OU ENTÃO PARENTE!





                        EM OUTRA OCASIÃO, CHOVIA UM POUCO A TARDE, EU E O GERALDO PURIFICATI, NÓS ÉRAMOS VIZINHOS E MUITO AMIGOS, RESOLVEMOS PESCAR DE PENEIRA, MAIS, TERIA QUE TER MAIS GENTE PARA TOCAR OS PEIXES NO LEITO DO RIBEIRÃO, ENTÃO, CHAMAMOS O ZÉ DO ZÉ OLINDA, O ADÍLSON MEU IRMÃO E SAÍMOS A PESCAR DE PENEIRA. PRA SER BEM CLARO, NUNCA GOSTEI MUITO DE PESCAR, PRINCIPALMENTE DE PENEIRA, POIS, TINHA MEDO DE CORTAR O PÉ COM VIDRO, PEDRA OU LATA ENFERRUJADA DENTRO DA AGUA, MAS, MESMO ASSIM, CALCEI O SAPATO VELHO, ALIAS SÓ TINHA MESMO AQUELE SAPATO, E FOMOS A LUTA!



















              CADA UM SABIA DA SUA MISSÃO NESTA PESCARIA,  CHOVIA BEM E FOMOS A LUTA!  EU COM UMA PENEIRA, O ZÉ DO ZÉ OLINDA COM OUTRA PENEIRA ,O GERALDO E O ADÍLSON IAM MAIS OU MENOS DISTANTES UM DO OUTRO UNS DEZ METROS, BATENDO COM OS PÉS DENTRO DA ÁGUA E NAS OCAS ESPANTANDO OS PEIXES EM DIREÇÃO AS PENEIRAS, E ASSIM, AS PENEIRAS IAM SE ENCONTRANDO, ATÉ TODOS SE ENCONTRAREM,EM SEGUIDA NÓS QUATRO LEVANTÁVAMOS AS PENEIRAS, E JOGAVAM IMEDIATAMENTE PARA FORA DO RIBEIRÃO, TUDO O QUE NA PENEIRA EXISTIA, PEIXES, CARANGUEJOS E OUTROS, SENDO QUE PEIXES MAIORES ERAM COLOCADOS EM EMBORNAL E OS PEQUENOS PEIXES RETORNAVAM A ÁGUA.


                       FOI UM SUCESSO A NOSSA PESCARIA, EU FIQUEI AMARRADO PELO SUCESSO ALCANÇADO, NÃO É QUE NO DIA SEGUINTE CHOVEU MAIS, E EU E O GERALDO FOMOS  PESCAR  DE PENEIRAS, SEM OS AUXILIARES PARA BATEREM NAS ÁGUAS, PEDI QUE O GERALDO FOSSE COM A PENEIRA DELE EMPURRANDO OS PEIXES ATÉ A MINHA PENEIRA, E MAIS UMA VEZ MUITOS PEIXES, E A NOSSA EMPOLGAÇÃO AUMENTAVA AINDA MAIS, E CONTINUAMOS RIBEIRÃO ABAIXO NO MESMO SISTEMA,








           QUANDO LEVANTAMOS A PENEIRA, UMA JUMENTA DE UMA COBRA DEU UMA LAMBADA NO MEU PESCOÇO, QUE ATÉ HOJE NÃO SEI POR ONDE ANDA A MINHA PENEIRA, SEI QUE SAÍ DA ÁGUA, E NUNCA MAIS FUI HOMEM DE ENTRAR NA ÁGUA NOVAMENTE PARA PESCAR,PRINCIPALMENTE  DE PENEIRA, PORQUE LEVEI UM SUSTO TÃO GRANDE COM A COBRA, QUE PAREI  DEFINITIVAMENTE DE PESCAR! E OLHA QUE NEM SAUDADE ME DÁ. SAI PRA LÁ PESCARIA!
                     
                      


domingo, 9 de setembro de 2012

NAQUELE TEMPO, BEM QUE PODIA...



   VOLTO A CONTAR MAIS UMA DAS MUITAS HISTÓRIAS DA MINHA INFÂNCIA, E SEMPRE TENDO ALGUÉM DE TESTEMUNHA, DESTA FEITA ,FOI QUANDO O MEU PAI ODITHES (FISCAL DO DER), JUNTO COM O SENHOR DOCA (FISCAL DA PREFEITURA), NELSON PURIFICATI (FERREIRO), AGENOR GERDUR (DEPARTAMENTO IBC), SALVADOR (POLICIAL).
    ESTES SENHORES GOSTAVAM DE REALIZAR CAÇADAS NOTURNAS DE TATU, LARGATOS E OUTRAS CAÇAS, E DESTA, FAZIAM O PRATO DE CADA DIA!

























      PARA EFEITO DE ESCLARECIMENTOS TODOS OS SENHORES AQUI MENCIONADOS JÁ ESTÃO FALECIDOS, E, NAQUELE TEMPO, AS PESSOAS TAMBÉM MORRIAM, CERTO?
    TODAS ESTAS CAÇADAS ERAM REALIZADAS A NOITE DE LUZ CHEIA, E SEMPRE O PAPAI ME LEVAVA, ACREDITO ATÉ PELA MINA GRANDE “CORAGEM” PORQUE O QUE EU TINHA DE MEDO ERA BRINCADEIRA!
    NAQUELA ÉPOCA OS FILHOS OBEDECIAM MAIS OS SEUS PAIS, E RARAMENTE PODIAM DIZER NÃO!
    ENTÃO NÓS FORMÁVAMOS UM GRUPO DE CRIANÇAS (OS FILHOS) E NÓS FICÁVAMOS ENCARREGADOS DE TRANSPORTAR AS ENXADAS, ENXADÕES, BALDES, FACÕES E SACOS.



    AS ENXADAS E ENXADÕES ERAM PARA CAVAR OS BURACOS PARA TIRAR O TATU OU COELHOS, OS BALDES, ERA PARA CARREGAR AGUA PARA SER JOGADAS NOS BURACOS DO TATUS PARA ELES FORÇAR OS MESMOS SAÍREM E OS CÃES ENTÃO ATACÁ-LOS, E, OS SACOS ERAM PARA O TRANSPORTE DOS ANIMAIS CAÇADOS E NÓS (OS FILHOS) ÉRAMOS QUE REALIZÁVAMOS O TRANSPORTES DAS PRESAS.
    BEM, COM ESTA MANEIRA DE NARRAR OS FATOS, A IMPRESSÃO QUE MATAVA MUITOS ANIMAIS, QUE NADA, OS  BICHOS DAQUELA ÉPOCA ERAM ESPERTOS COMO OS DE AGORA, ERAM SIM, MENOS PROTEGIDOS POR LEI, POR ISSO É QUE SE CAÇAVA, HOJE, ISTO NÃO MAIS É PERMITIDO, É CASO DE CADEIA QUEM FOR PEGO COM ARMA!





    NUMA DESTAS CAÇADAS, O PAPAI PEGOU UM GRANDE TATU TESTA DE FERRO VIVO, E ENTÃO COLOU O MESMO DENTRO DO SACO, O BICHO NÃO CANSAVA DE QUERER SAIR, E FICAVA DANDO CABEÇADAS E MAIS CABEÇADAS DENTRO DO SACO, APOS CARREGAR O BICHO POR LONGAS HORAS, VOLTAMOS PRA CASA E O BICHO FICOU PRESO NÃO ME LEMBRO ONDE, MAS, SÓ SEI QUE NA PARTE DA MANHÃ DO DIA SEGUINTE, O PAPAI PEGOU O BICHO E CHAMOU A MAMÃE PARA AJUDÁ-LO MATAR O TATU, A MAMÃE FOI COMO TINHA MUITA PENA DE VER O BICHINHO MORRER, ELA FICOU LONGE DO TATU QUE COM OS PÉS AMARRADOS, ESTAVA PRONTO PARA O ABATE, O PAPAI PEGOU UM A FACA DE PONTA GRANDE, E DEU UMA FACADA NO CORAÇÃO DO TATU, AS MÃOS DO BICHO ESCAPULIU, O TATU DEU UMA PANCADA NA FACA, ESTA SAIU DO SEU CORPO E FOI DE ENCONTRO A CABEÇA DA MAMÃE, QUE POR SORTE, A FACA PASSOU DE RASPÃO, COM O TOQUE QUE O TATU TINHA DADO NA FACA. NINGUÉM ENTENDEU O FATO, MAS, QUE O PAPAI  A PARTIR DAQUELA DATA PAROU DE MATAR OS BICHINHOS, ISSO PAROU!
    A VERDADE QUE NÃO COMPENSAVA AS CAÇADAS, AS MESMAS ACONTECIAM PARA MAIS É ENCHER DE PRAZER A VONTADE DOS HOMENS, QUE AGORA ESTÃO COM SUAS VONTADES MAIS NA SALA DE TELEVISÃO COM A FAMÍLIA VENDO OS FATOS E NOVELAS, QUE É MUITO MELHOR QUE FICAR MATANDO OS POBRES VIVENTES E FILHOS DE DEUS TAMBÉM!
   SE GOSTAREM OU NÃO PODEM COMENTAR, PORQUE TUDO ISSO, COMO DIZIA O SENHOR ORESTES PURIFICATI “É A PUREZA DA VERDADE!”.

domingo, 2 de setembro de 2012

NUNCA TIVE MEDO, SÓ CISMA!






   














POR VOLTA DOS ANOS DE 1970 A 1971, EU E A LUCIA, AINDA SEM FILHOS, VIVENDO UMA VERDADEIRA LUA DE MEL, EM NOSSA CASA PRÓPRIA, ESTÁVAMOS EMPREGADOS, ENFIM, TUDO DE BOM ACONTECIA EM NOSSO DIA A DIA.

  

   LEMBRO COMO SE FOSSE HOJE, VOLTAMOS DA NOSSA LUA DE MEL, EM SÃO PAULO, FICAMOS NO BAIRRO DE BABAQUARA, BEM PRÓXIMO DO AEROPORTO DE VIRA COPOS, EM CASA DO TIO JOSÉ LOPES, NA ÉPOCA DA VIAÇÃO PARA TODOS, E TERMINADO NOSSA ESTADIA EM SÃO PAULO, RETORNAMOS A NATIVIDADE.





 E PARA A NOSSA ALEGRIA, QUANDO CHEGAMOS EM CASA,




ACONTECIA NO BAIRRO, A FESTA DE  NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS ,A PADROEIRA DO BAIRRO, 




FOMOS ACOLHIDOS PELA MADRINHA ANTONICA E POR TODO O PESSOAL QUE FAZIA REALIZAR EM FRENTE DA NOSSA CASA UM GRANDE LEILÃO DE RICAS PRENDAS.



    FOI O MAIOR BARATO A ALEGRIA DE TODOS EM RECEBER-NOS COMO OS MAIS NOVOS MORADORES DO BAIRRO, NO QUAL PERMANECEMOS ATÉ HOJE, GRAÇAS A DEUS!




   COMO NEM TUDO CORRE DO JEITO QUE GOSTARÍAMOS, CERTA NOITE, ESTÁVAMOS DEITADOS, OU ATÉ JÁ TÍNHAMOS DORMIDO UM POUCO, E, NAQUELA ÉPOCA A LUCIA TINHA UM SONINHO BEM LEVE, NÃO É COMO HOJE, QUE ELA DEITA E DORME MESMO!




   POIS BEM, ELA SEMPRE MUITO MEDROSA, E EU CÁ PRA NÓS, TAMBÉM DE POUCA CORAGEM NO NOSSO DIA A DIA DE MARIDO E MULHER!
   CERTA VEZ, A LUCIA ACORDOU POR VOLTA DAS DUAS HORAS DA MANHÃ, ACORDANDO-ME DIZENDO QUE TINHA UM PRESSENTIMENTO QUE ALGUÉM PASSOU NO BECO, PRÓXIMO A NOSSA JANELA!





EU DISSE PRA LUCIA, POXA! VOCÊ DEVE ESTÁ É SONHANDO, PORQUE NINGUÉM VAI ENTRAR EM NOSSO QUINTAL E PASSAR LOGO AQUI PERTO DA NOSSA  JANELA, E O MEDO DE UM TIRO, DISSE EU TAL QUAL UM VERDADEIRO HOMEM!





   CLARO QUE NAQUELA ÉPOCA PODIA TER ARMA EM CASA, E EU TINHA UM REVOLVER ACHO QUE CALIBRE 22 E QUE NÃO CONSEGUIA ACERTAR NENHUM TIRO COM ELE, ACHO QUE TINHA O CANO ERA BEM TORTO MESMO!
MUITO BEM, PASSARAM-SE OS MESES, E NOVAMENTE A LUCIA TEVE A IMPRESSÃO QUE ALGUÉM HAVIA PASSADO DE NOVO NO BECO DA NOSSA JANELA, E NO FUNDO DESTE BECO, HAVIA UM QUARTINHO, QUE EU NUNCA TINHA IDO LÁ PRA VER O QUE TINHA DENTRO, ACREDITAVA QUE TINHA ALGUMA COISA DA MINHA MADRINHA ANTONICA, E QUE NA VERDADE SÓ TINHA COISAS QUE JÁ ERA PARA TER SIDO DESCARTADAS, MAS, A MADRINHA GOSTAVA DE GUARDAR, NÃO SEI PRA QUAL FINALIDADE, MAS, GUARDAVA LÁ!





  ENTÃO NAQUELA NOITE, PEGUEI O TAL REVOLVER, NEM ME LEMBRO SE TINHA BALA NELE, MAS, PEGUEI O BICHO E FUI PAR A O BECO IGUAL A UM HOMEM, ESTUFEI O PEITO, FIZ CARA FEIA, E PENSEI, BEM SOU OU NÃO SOU O HOMEM DESTA CASA?






   FIZ A PERGUNTA PRA MIM MESMO E FUI! OLHA QUANTO MAIS PERTO EU CHEGAVA, MAIOR ERA A SENSAÇÃO DE QUE O CARA ESTAVA ME OLHANDO, E A QUALQUER MOMENTO, ELE PARTIRIA PRA CIMA DE MIM, E EU TERIA QUE RESOLVER O PROBLEMA QUE NÃO ERA MEU, MAS, DA LUCIA, E ELA COITADA  COMO  FICOU DENTRO DE CASA TORCENDO POR MIM, EU PENSEI: BEM, QUEM ESTÁ NA CHUVA E PRA SE MOLHAR, SE EU ESTOU AQUI PARA ENCARAR ESTA SITUAÇÃO, DA QUAL EU FAÇO PARTE POR DEFENDER MINHA AMADA, EU MORREREI LUTANDO, MAS, NÃO RENUNCIAREI A LUTA!






   E ASSIM, PENSEI E FIZ, QUANDO CHEGUEI BEM PERTO DA PORTA, ONDE POSSIVELMENTE PODERIA ESTÁ O CIDADÃO COM UMA FACA OU TAMBÉM UM REVOLVER EM MÃOS, EU NÃO PENSEI DUAS VEZES, PARTIR EM UM GALOPE SÓ, IGUAL HOMEM CORRENDO DE UM LEOPARDO, CORRI FEITO GENTE GRANDE, E QUANTO MAIS CORRIA, MAIOR ERA A SENSAÇÃO DE QUE O CARA ESTÁ VINDO A TODA VELOCIDADE ATRÁS DE MIM,




CHEGUEI DENTRO DE CASA E BATI A PORTA IGUAL HOMEM, CHEGUEI AO QUARTO E FALEI PRA LUCIA QUE NÃO TINHA NINGUÉM, E ELA PERGUNTOU-ME PORQUE QUE EU CORRIA TANTO? 






FOI QUE EU DISSE PRA ELA, QUE TINHA A SENSAÇÃO DE QUE O CARA ME PERSEGUIA, ELA RIU MUITO E ESTA HISTÓRIA MARCOU A NOSSA VIDA, ONDE PARA NÓS A CORAGEM ESTÁ ACIMA DE TUDO, SÓ NÃO ESTÁ ACIMA DO NOSSO AMOR, QUE É LINDO, E QUE ÀS VEZES FICA UM POUCO ESTREMECIDO PELOS TEMPORAIS DA VIDA, MAS, VIVEMOS NO AMOR DE DEUS, ONDE O QUE DEUS UNIU, SÓ MESMO ELE PODERÁ SEPARAR-NOS!

O MICROFONE E A ÁGUA BENTA








CERTA VEZ, HAVIA FALECIDO UMA SENHORA MUITO CONHECIDA E ESTIMADA DE NATIVIDADE, E HOUVE A MISSA DE CORPO PRESENTE, E A ENCOMENDAÇÃO FOI FEITA POR UM SACERDOTE TAMBÉM MUITO AMIGO DA FAMÍLIA.






FOI ENTÃO CELEBRADO A MISSA DE CORPO PRESENTE E NA HOMILIA, DENTRO DA SUA SIMPLICIDADE O PADRE FEZ UMA GRANDE PREGAÇÃO, EXALTANDO AS QUALIDADES DA PESSOA FALECIDA, QUE TOCOU PROFUNDAMENTE E QUE EMOCIONOU A TODOS.
 ACREDITO ATÉ QUE O PADRE TAMBÉM SE EMOCIONOU, PORQUE QUANDO ENCERROU A PREGAÇÃO, E QUE CHEGAVA À HORA DA ENCOMENDAÇÃO DO CORPO, FOI SOLICITADO QUE ABRISSEM O CAIXÃO.




 ABERTO O CAIXÃO, COMO É COMUM, O POVO SAIU DOS BANCOS E DIRIGIRAM PARA PRÓXIMO AO ESQUIFE, FOI QUANDO DEPARAMOS COM A FALECIDA DEVIDAMENTE MAQUIADA, COM ROUPA COR DE ABÓBORA MADURA, CINTO E SAPATOS BRANCOS, VERDADEIRAMENTE PRONTOS PARA A GRANDE VIAGEM!
O PADRE APROXIMOU-SE DO ESQUIFE COM O RECIPIENTE DA AGUA BENTA PARA ASPERGIR O CORPO, E, DIANTE DO CAIXÃO, FICOU TÃO CHOCADO COM TUDO QUE ESTAVA VENDO, POIS, SEGUNDO O PADRE, NUNCA TINHA VISTO ALGO IGUAL, ISTO É, UM DEFUNTO ENFEITADO E CALÇADO DE SAPATOS!






 FOI AÍ QUE ACONTECEU O MICO DO PADRE, COITADO! QUANDO ELE FOI JOGAR AGUA BENTA NA FALECIDA, NO LUGAR DO ASPERGE QUE ERA BEM PARECIDO COM MICROFONE, ELE USOU O PRÓPRIO MICROFONE, MERGULHANDO-O NA AGUA BENTA, E LANÇANDO A AGUA BENTA COM O MICROFONE NO DEFUNTO, DEIXANDO-NOS PERPLEXOS PELO OCORRIDO, E FOI QUANDO ELE VIU A DISTRAÇÃO, ENTREGOU O MICROFONE CHEIO DE AGUA AO COROINHA!
FOI ENTÃO QUE O PADRE PEGOU O ASPERGE E ASPERGIU MAIS UMA VEZ O CORPO DA DEFUNTA COLORIDA, O ENTERRO SAIU, E ALGUNS ACHARAM ENGRAÇADO O FATO, E OUTROS FICARAM SÉRIOS COMO NÓS!



NO CORTEJO INDO PARA O CEMITÉRIO TODOS BAIXINHO COMENTAVA O ACONTECIDO.FICAMOS SÉRIOS, MAS, POR DENTRO, BOAS GARGALHADAS ACONTECIAM PELA DISTRAÇÃO DO PADRE, ALGUNS NÃO OBSERVARAM, MAS, QUEM ESTAVA NA FRENTE VIU O OCORRIDO, O PADRE SAIU BATIDO E SEM GRAÇA. E NÓS ACOMPANHAMOS O ENTERRO SEM PODER UM OLHAR PRA CARA DO OUTRO, TUDO POR CAUSA DO CORRIDO COM O PADRE, COITADO, FOI MUITO DISTRAÍDO, NÃO É MESMO?






MAIS UM FATO DA VIDA, QUE SÓ ACONTECE COM QUEM ESTÁ VIVO E BEM DISTRAÍDO.  

sábado, 1 de setembro de 2012

SERVIR A PÁTRIA.


TODO O CIDADÃO
DEVE SERVIR A PÁTRIA,
A NOSSA MÃE MAIOR!








TOMANDO POR BASE ESTE PRINCÍPIO, E O DESEJO DE TAMBÉM TORNAR-ME UM VERDADEIRO CIDADÃO BRASILEIRO, SEM DESMERECER OS QUE NÃO SERVIRAM A PÁTRIA, ENTÃO RESOLVI A ALISTAR-ME PARA O EXÉRCITO BRASILEIRO, AO QUAL SERVÍ POR (10) DEZ MESES E (15) QUINZE DIAS COM MUITOS ESFORÇOS E SACRIFÍCIOS, PORÉM COM MUITA HONRA E BONS SERVIÇOS, OS QUAIS SEM NENHUMA ALTERAÇÃO, GRAÇAS A DEUS!





QUANDO ME ALISTEI NA JUNTA DO SERVIÇO MILITAR NA PREFEITURA MUNICIPAL DE NATIVIDADE, MUITOS JOVENS DE OURÂNIA, QUERENDO NATIVIDADE E VARRE-SAI TAMBÉM ESTAVAM ALISTANDO-SE, E ENTÃO FIZEMOS UMA GRANDE TURMA, INCLUSIVE COMPANHEIROS DAS NOITES FRIAS E BOEMIAS DE VARRE-SAI.




FICAMOS  AGUARDANDO A DATA DE EXAME PARA SABERMOS SE ÍAMOS OU NÃO SERVIR A PÁTRIA. MUITOS SONHAVAM EM SERVIR A PÁTRIA, OUTROS, DETESTAVAM A IDÉIA, PRINCIPALMENTE OS JOVENS DE VARRE-SAI, JÁ QUE VARRE-SAI ERA CONSIDERADA UMA ÁREA RURAL, E ERA UMA REGIÃO QUE NECESSITAVA DA MÃO DE OBRAS, POR ESTA RAZÃO FICAMOS TORCENDO PARA DESSE TUDO CERTO PARA QUE PUDÉSSEMOS SERVIR O EXÉRCITO.






CHEGOU O DIA DOS EXAMES, ALGUNS RAPAZES TIRAVAM A DENTADURA E FICAVAM DESDENTADOS, PORQUE DESDENTADOS NÃO PODERIAM SERVIR, OUTROS, COM UM DOS PÉS ENFAIXADOS, PORQUE MACHUCADOS NÃO PODERIAM TAMBÉM SERVIR, E TODOS, FERIDOS OU NÃO, FORAM ESCALADOS COM DATAS FIXADAS PARA SER APRESENTAREM EM NATIVIDADE, PARA O EMBARQUE NA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA.







        NAQUELE TEMPO JÁ ALGUNS PAIS APELARAM PARA POLÍTICOS, POIS  ALGUNS  FILHOS ESTAVAM ESTUDANDO FORA, MAS, NÃO TEVE JEITO, E TODOS NÓS DESCEMOS  DE TREM PARA A CIDADE DO RIO DE JANEIRO, PARA A NOSSA PRESENTAÇÃO NO QUARTEL CONHECIDO POR REsI- REGIMENTO ESCOLAS DE INFANTARIA, EM DEODORO.
APROVEITAMOS BEM A VIAGEM, VIAJAMOS DURANTE DOIS DIAS, SENDO QUE DE NATIVIDADE A CAMPOS, ONDE PERNOITAMOS,MEU TRAVESSEIRO FORAM OS MEUS  SAPATOS, PORQUE AS NOSSAS MALAS FICARAM RETIDAS NO VAGÃO DE CARGAS, ENTÃO TIVEMOS QUE DORMIR COM  ROUPAS DA VIAGEM, ESCOVAMOS  DENTES COM OS DEDOS E TAMBÉM PENTEAMOS NOSSOS CABELOS COM OS MESMOS DEDOS, QUEM TINHA PENTE, EMPRESTAVA AO COLEGA, PORQUE TUDO FICOU GUARDADO FORA DO NOSSO ALCANCE.
 DIA SEGUINTE EMBARCAMOS DIRETO PARA A ESTAÇÃO BARÃO DE MAUÁ NO RIO DE JANEIRO NOS CAMINHÕES DO EXERCITO, FOMOS CONDUZIDOS AO QUARTEL, ONDE CHEGAMOS BEM TARDE DA NOITE, TOMAMOS BANHO E FOMOS DORMIR EM CAMAS MAIS CONFORTÁVEIS UM POUCO, PORÉM, SEM LENÇÓIS, E SEM COBERTAS, MAS COMO ERA VERÃO, TUDO BEM!














AMANHECENDO O DIA, A ALVORADA AO TOQUE DE CORNETA FOMOS CONVIDADOS A EXPERIMENTAR O PRIMEIRO CAFÉ DA MANHÃ DENTRO DAS INSTALAÇÕES DO EXERCITO BRASILEIRO, E TOMAMOS UM JUMENTO DE UM CAFÉ, COM PÃO BISNAGA MERGULHADO NA MANTEIGA E MUITO CAFÉ COM LEITE.
FOI UMA VERDADEIRA ALEGRIA E ESPERANÇA PARA TODOS NÓS, QUE ESTÁVAMOS VINDO DE ALIMENTAÇÃO DE RAÇÃO FRIA (OVOS COSIDOS, MAÇÃS, DOCES DE LEITE, GOIABADA, PÃES COM MORTADELA, REFRIGERANTES E ETC). ENTÃO ESTÁVAMOS COM MUITA DISPOSIÇÃO DE ALMOÇAR.






FICAMOS DURANTE UNS TRES (03) DIAS, AGUARDANDO QUAL SERIA O NOSSO DESTINO, FICAMOS TODOS JUNTOS EM UM MESMO LOCAL, ENQUANTO ISSO, AS AUTORIDADES FAZIAM O LEVANTAMENTO INICIAL PARA A ESCOLHA PARA ONDE SERIAMOS ENCAMINHADOS, EM QUAIS DOS BATALHÕES E ÓRGÃO REGIMENTAL ONDE NÓS SERÍAMOS ENCAMINHADOS DEFINITIVAMENTE.








NO TERCEIRO DIA. ENTÃO FOMOS CONVOCADOS A FICAR PERFILADOS PARA ENTÃO OUVIR AS INSTRUÇÕES FEITAS PELO SARGENTEANTE COM DETALHES PARA TODOS NÓS, À PROPORÇÃO QUE O TEMPO PASSAVA CADA UM DE NÓS RECEBIA INSTRUÇÕES PARA ONDE IRÍAMOS SEMPRE UM SOLDADO FICAVA COM PLACA NOS INFORMANDO A COMPANHIA AONDE CADA PESSOA IA SE ENTROSANDO COM OUTROS ELEMENTOS DE OUTRAS CIDADES, ASSIM, FORMANDO A COMPANHIA. NA OPORTUNIDADE CADA SOLDADO RECEBEU SEU NÚMERO INDICATIVO, E EM SEGUIDA CADA UM DE NÓS DESLOCÁVAMOS ATÉ A ALFAIATARIA DO BATALHÃO PARA TIRAR AS MEDIDAS PARA QUE FOSSEM PROVIDENCIADOS OS UNIFORMES.




FUI DESIGNADO PARA A COMPANHA DE PETRECHOS PESADOS DO PRIMEIRO BATALHÃO. ESTE ANO A LOTAÇÃO DO QUARTEL FOI 4.500 (QUATRO MIL E QUINHENTOS) SOLDADOS, NÃO INCLUINDO OS CABOS, SARGENTOS, TENENTES, CAPITÃES E OUTRAS PATENTES QUE FAZEM PARTE DO QG DO REGIMENTO.
ESTE QUARTEL ERA COMPOSTO DE TRÊS CAMPOS DE FUTEBOL E DOIS RANCHOS QUE ACOMODAVA 2.000 SOLDADOS POR VEZ E ALI FICAMOS FIXADOS ATÉ A BAIXA EM 15 DE DEZEMBRO DAQUELE ANO.





A VANTAGEM DO QUARTEL QUE TODOS TÊM DE SER AMIGOS E COM O PASSAR DO TEMPO ERA NORMAL A AMIZADE ENTRE NÓS, PASSAMOS SER UMA FAMÍLIA UNIDA E A SERVIÇO DE TODOS, VERDADEIROS IRMÃOS MESMO,TINHA TAMBÉM A HORA DO PATO, QUE ERA O MOMENTO DAS DISTRIBUIÇÕES DE TAREFAS,ELOGIOS,PUNIÇÕES, ENSINAMENTOS, HIGIENE DIÁRIAS, ETC...




MAS, MESMO ASSIM, DE VEZES ENQUANTO ALGUÉM SAIA NO TAPA, AFINAL, NINGUÉM É FERRO, MAS, SE CHEGASSE AO CONHECIMENTO DO COMANDANTE DA COMPANHIA, AÍ DAVA UMA ZEBRA.





NO QUARTEL ALÉM DE LAVAR E PASSAR NOSSA ROUPA FAZÍAMOS AINDA A CAPINA, VARRER E LAVAR DORMITÓRIO, ZELAR PELO ALOJAMENTO, CUIDAR DAS ARMAS, E ESCALADO ÀS VEZES PARA COZINHAR, LAVAR O REFEITÓRIO, PANELAS E TALHERES, E FAZER CAFÉ DA MANHÃ E DA NOITE PARA OS QUE FOSSEM CUMPRIR SUAS ESCALAS DE TRABALHO A NOITE.




 E POR VÁRIAS VEZES TIRAMOS SERVIÇOS NO PRESIDIO DO QUARTEL, NO MORRO DOS ARAÚJOS, NA FRENTE AO QUARTEL, NA GARAGE, NO PERÍMETRO DA COMPANHIA E DO BATALHÃO, E NOS ACAMPAMENTOS ONDE FIZEMOS MANOBRAS COMO A DE RESENDE-RJ E EM TORNO DO MORRO DO JERICINÓ.
FOTO CAMINHANDO UNIFORMIZADO



NO DIA 03 DE MAIO, ME LEMBRAVA DA FESTA DA CRUZ DA ANA EM VARRE-SAI, E REALIZAVA A MARCHA DE 32 KILOMETROS EM TORNO DO MORRO DE JERICINÓ, A NOITE INTEIRA, COM CHUVA, CAMINHAMOS LENTAMENTE, MAS, AMBULÂNCIAS SEGUIAM COM CORPO MÉDICO, PARA O QUE SE FOSSE NECESSÁRIO O PRONTO ATENDIMENTO AOS QUE PASSAVAM MAL!






SEMPRE QUE VINHA A VARRE-SAI, LEVAVA PARA MEUS SUPERIORES MAIS CHEGADOS, CACHAÇA DA BOA E QUEIJO, E TODAS AS VEZES QUE EU PEDIA PARA VIR A VARRE-SAI, O COMANDANTE PRONTAMENTE ATENDIA COM AQUELE ZOIÃO MORTEIRO NA CANA E NO QUEIJO, E EU, NÃO SENDO DE FERRO, BEM LEVAVA COM PRAZER E ELES ATÉ QUE GOSTAVAM BASTANTE. CHEGOU UMA VEZ OS MEUS PAIS FIZERAM MAIS OU MENOS (03) TRÊS ANIVERSÁRIOS DE CASAMENTO, PORQUE EU ESQUECIA E JOGAVA EM CIMA A CONVERSA E ELES ACREDITAVAM, ATÉ QUE UM DIA O SARGENTO MESSIAS (MUITO MEU AMIGO) FALOU PRA MIM, Ó LOPES AGORA VOCÊ FALA QUE É ANIVERSÁRIO DA SUA MÃE OU DO SEU PAI, MAS, DE CASAMENTO NÃO, PORQUE JÁ FORAM TRÊS VEZES QUE ELES FIZERAM ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO NO MESMO ANO, E AÍ É MUITA FESTA POR UMA SÓ CAUSA, TA?
        FIQUEI BEM SEM GRAÇA, MAS, A VERGONHA TINHA DEIXADO EM VARRE-SAI, E CONTINUEI ARMANDO EM CIMA, NO BOM SENTIDO É CLARO, E VINHA SEMPRE EM VARRE-SAI!

















LEMBRO COMO SE FOSSE HOJE, NOS FESTEJOS DA PÁTRIA. O NOSSO DESFILE MILITAR NA AVENIDA PRESIDENTE VARGAS. NO DIA 07 DE SETEMBRO, DIA DA PÁTRIA, O NOSSO CAFÉ DA MANHÃ FOI ANGU DOCE COM CANELA, PARA QUE FICÁSSEMOS REFORÇADOS PARA O DESFILE QUE SERIA BEM DEMORADO SEGUNDO NOSSOS SUPERIORES. ASSIM, ENFIAMOS A CARA, E EU, NÃO DEIXEI POR MENOS, COMI TAL QUAL GENTE GRANDE.





E EM SEGUIDA FOMOS PARA A ESTAÇÃO DE DEODORO PARA EMBARQUE PARA A CENTRAL DO BRASIL E DE LÁ, A PÉ PARA A PRESIDENTE VARGAS.
CHEGANDO LÁ CONSTATAMOS QUE TINHA HOSPITAL DA CAMPANHIA MONTADO, TINHA BANHEIROS, FICAMOS TODOS TRANQUILOS AGUARDANDO A NOSSA VEZ DE ENTRAR NO DESFILE, ENQUANTO ISSO, CADA UM DE NÓS AINDA COMIA OVOS COZIDOS, REFRIGERANTES E DOCES. FOI TAL DE SOLDADO CORRER PARA O BANHEIRO, PORQUE A DOR DE BARRIGA FOI GERAL, E EU COMO BOM SOLDADO, TAMBÉM NÃO ESCAPEI, E TORCIA DE DOR, OS BANHEIROS TODOS OCUPADOS, POIS QUE TINHAM MUITOS SOLDADOS COM CAGANEIRA.
FOI O MAIOR BARATO, A HORA DO DESFILE CHEGOU, E A CAGANÇA CONTINUAVA  ADOIDADO!




COM MUITO CUSTO, O QUARTEL FICOU PRONTO E ENTRAMOS A DESFILAR! ENTRAMOS EMPOLGADOS, BARRIGA VAZIA, ERA MOTIVO DE ORGULHO ESTE MOMENTO PARA TODOS NÓS, E AVIÕES PASSAVAM RASPANDO AS PONTAS DOS MOSQUETÕES, CHEGANDO AO PONTO DE POR VÁRIAS VEZES EU TER ME ABAIXADO COM MEDO!




CERTA VEZ EU E A TURMA CUJA FOTO ESTA LOGO ABAIXO, VIAJOU PARA NITERÓI, NA CASA DE UM AMIGO, SÓ QUE PARA SAIR DE UM ESTADO PARA O OUTRO O SOLDADO TEM DE TER AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO COMANDO, CERTO?







E QUEM DISSE QUE NOS LEMBRAMOS DESTE DETALHE! FOMOS PARA NITERÓI, CURTIMOS O DIA, E A NOITE, VOLTAMOS DE BARCA, E CHEGANDO A PRAÇA XV, DEMOS DE CARA COM SOLDADOS DA POLICIA DO EXÉRCITO, QUE PEDIU A NÓS A AUTORIZAÇÃO DO COMANDO PARA ATRAVESSARMOS PARA NITERÓI, PORQUE ERA AINDA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO E O ESTADO DA GUANABARA.
FICAMOS RETIDOS NA PRAÇA XV AGUARDANDO UMA AUTORIZAÇÃO POR RÁDIO DO COMANDO, PARA QUE FOSSE CONCEDIDA A NÓS A LIBERDADE PARA RETORNARMOS AO QUARTEL, E FOI O QUE ACONTECEU, MAIS LEVAMOS UM GRANDE SUSTO, POIS, TIVEMOS QUE NOS APRESENTAR NO PC DO BATALHÃO, E ALEGAMOS DESCONHECER A PROIBIÇÃO DE SEM ORDEM VIAJAR DE UM ESTADO PARA O OUTRO, E ASSIM, ESCAPAMOS POR POUCO DE UMA BOA CANA!



OUTRA COISA MUITO IMPORTANTE QUE FIZEMOS NO EXÉRCITO, FOI A MANOBRA REALIZADA EM RESENDE, COM A PRESENÇA DA AERONÁUTICA, FORAM MOMENTOS DE TENSÃO, PORQUE TÍNHAMOS QUE TOMAR ATITUDES COMO FOSSE REALMENTE UMA GUERRA. HOUVE INFELIZMENTE UM ACIDENTE COM AVIÃO, QUE CAIU MATANDO ALGUNS SOLDADOS DA AERONÁUTICA, NOS DEIXADO BEM APAVORADOS, MAS, TUDO SOBRE CONTROLE, POIS, FICAMOS SABENDO MUITO POUCO DO OCORRIDO.
LOGO QUE CHEGAMOS A RESENDE, FICAMOS AGUARDANDO O CAMINHÃO RANCHO, QUE TRARIA O RANGO PRA GALERA, MAS, O CAMINHÃO QUEBROU, E FICAMOS SEM ALMOÇO, NO MEIO DO MATO E COM MUITA FOME, ATÉ QUE ALGUÉM DESCOBRIU UM PÉ DE MANGA, E PRA LÁ FOMOS, COMEMOS AS MANGAS QUE ESTAVAM VERDES, MAS, A FOME ERA NEGRA, COMEMOS O QUE TINHA NA RETA!




CADA SOLDADO TINHA SUA BARRACA, E A ORDEM ERA JUNTAR AS DUAS BARRACAS, PORQUE ERA MUITO FRIO, E TINHA MUITAS COBRAS NO LOCAL, E COM DUAS PESSOAS JUNTAS, UMA FISCALIZAVA E O OUTRO DORMIA! NÃO É QUE NA NOSSA BARRACA, APARECEU UMA COBRA ENORME, E A GRITARIA DO COLEGA FOI TÃO GRANDE, QUE ACORDOU PARTE DO BATALHÃO NAQUELA ALTURA DA NOITE!
E QUEM DISSE QUE CONSEGUIMOS DORMIR AQUELA NOITE, PASSAMOS EM BRANCO E COM UM GRANDE MEDO, POIS, SEMPRE APRENDI COM MEU AVÔ PADRINHO CHICO LOPES, “QUANDO APARECE UMA ARANHA OU UMA COBRA, PODE ESPERAR QUE A COMPANHEIRA OU COMPANHEIRO DELES ESTEJA POR PERTO, PORQUE OS ANIMAIS NÃO ANDAM SEPARADOS, MAS, BEM PRÓXIMOS, E AÍ QUE O BICHO PEGOU!











O TEMPO CORRIA, E CADA UM DE NÓS SEGUIA O SEU DESTINO, UNS DIRIGIAM, OUTROS TRABALHAVAM NA LIMPEZA DO QUARTEL, OUTROS CUIDAVAM DE ARMAMENTO, E EU FIQUEI CUIDANDO DAS ESTATÍSTICAS DO BATALHÃO, CHEGANDO A FAZER O CURSO DE CABO EM REALENGO, MAS, NO PERÍODO DE RECEBER AS DIVISAS, MEU COMANDANTE INFORMOU QUE COMO CABO, EU SÓ PODERIA DAR BAIXA EM FEVEREIRO, ENTÃO FIZ A OPÇÃO DE CONTINUAR COMO SOLDADO E SAIR NA PRIMEIRA BAIXA, QUE SERIA EM 15 DE DEZEMBRO, E FOI O QUE ACONTECEU!
FOI MUITO IMPORTANTE NA MINHA VIDA SERVIR A PÁTRIA, ONDE APRENDI A DAR MAIOR VALOR A NOITE, AO TRABALHO, A FAMÍLIA E A DEUS, E ASSIM FAÇO ATÉ HOJE, GRAÇAS A DEUS!



SE FOSSE PARA DAR NOTA AO EXÉRCITO DE 01 A 10, DARIA NOTA 10, COM LOUVOR!