Powered By Blogger

domingo, 4 de novembro de 2012

JANIR E O ELÍTICO.


            ALGUNS TEMPOS ATRÁS, A SOCIEDADE BRASILEIRA CONSERVAVA NO CORAÇÃO O QUE CHAMAMOS DE “RACISMO”, HOJE, PORÉM, NÃO MAIS “EXISTE” ENTRE NÓS, PORQUE NUMA GRANDE PARTE AINDA EXISTE PELO MENOS UM POUCO DE RACISMO!





             NÃO É O NOSSO CASO, PORQUE TEMOS A CONSCIÊNCIA E SABEDORES QUE DO NADA VIEMOS A EXISTIR, E, UM DIA PASSAREMOS A NÃO MAIS EXISTIR, NO ENTANTO, O QUE PRECISAMOS TER EM NOSSA CONSCIÊNCIA É QUE TODOS NÓS SOMOS IGUAIS PERANTE O NOSSO DEUS!




          QUERO CHEGAR PRECISAMENTE A HISTÓRIA COM RESPEITO ÀS NOITADAS FESTIVAS DE VARRE-SAI!    BONS TEMPOS!




         LEMBRO-ME DOS GRANDES BAILES COM “CHIQUITO E SEU CONJUNTO”, “CONJUNTO APOLO”, “ORQUESTRA DO MAESTRO JOSÉ CARLOS LIGIERO”, “CONJUNTO PRELÚDIO”, RITZ ORQUESTRA “ORQUESTRA DO PATO PRETO”, E TANTAS OUTRAS QUE MARCARAM ÉPOCA EM NOSSA HISTÓRIA!
          POIS BEM, ACREDITO QUE EM TODAS AS CIDADES EXISTEM PESSOAS QUE MARCAM A SUA HISTÓRIA, QUE MARCAM COM CERTEZA AS NOSSAS VIDAS, E COMO NÃO PODERIA DEIXAR DE SER, EM VARRE-SAI, TAMBÉM ESTES FATOS OCORREM!





          EM TODOS OS BAILES, EM VARRE-SAI, NUNCA VI ALGUÉM DISCRIMINAR PESSOAS DE COR NOS BAILES CONSIDERADOS DE “ELITE” COMO ERA CHAMADA A CLASSE A, E CAVADEIRAS (MORENINHAS) COMO ERA CHAMADA A CLASSE B DA SOCIEDADE!
     ONDE QUERO CHEGAR?
            VARRE-SAI SEMPRE SOUBE REALIZAR GRANDES EVENTOS DANÇANTES E EM UM DOS MAIORES BAILES DA HISTÓRIA DE VARRE-SAI, COM O CONJUNTO PRELÚDIO, SE NÃO ME FALHA A MEMÓRIA, DA CIDADE DE CARANGOLA OU MURIAÉ DAS MINAS GERAIS, CASA ESTAVA CHEIA, GENTE ORIUNDAS DAS CIDADES CIRCUNVIZINHAS, LOTAVAM AS DEPENDÊNCIAS DO CLUBE DOS 13, ERA UMA GRANDE FESTA!






          TODOS DANÇAVAM EM UM CLIMA DE MUITA ALEGRIA, E O SUCESSO GARANTIDO, É CLARO, ÁS VEZES ACONTECIAM QUE ALGUÉM ESTRANHASSE ALGUÉM, MAS, DEPOIS DE ROLAR ESCADA ABAIXO, TUDO ACABAVA NA PAZ E TODOS VOLTAVAM AO BAILE QUE ROLAVA EM UM CLIMA POR DEMAIS AGRADÁVEL!





           POR VOLTA DAS QUATRO HORAS DA MANHÃ, ENTÃO ENTOAVA-SE A MUSICA DA DESPEDIDA, E A GALERA GRITAVA POR BIS, E POR FIM, ENCERRADO O BAILE, A GALERA RETORNAVA AOS SEUS LARES, ERA O FIM DE MAIS UMA NOITADA DE GALA DA HISTÓRIA DE NOSSA QUERIDA VARRE-SAI.






           A HISTÓRIA NÃO ACABAVA AÍ NÃO!    AO CHEGAR A CASA, UM DOS GRANDES DANÇARINOS DESTE BAILE, O JANIR (IM MEMORIAM), TODO ENTUSIASMADO PELA GRANDE NOITE E PELO GRANDE BAILE QUE PARTICIPOU, CONTOU PARA A SUA QUERIDA MAMÃE DONA SEBASTIANA DA SUA SATISFAÇÃO DE TER DANÇADO E MUITO NESTE GRANDE BAILE, DANDO UM ABRAÇÃO E UM BEIJO NA MAMÃE DE UM BOM DIA!
         -BOM DIA MAMÃE!
          E SABE O QUE A MÃE DO JANIR RESPONDEU PRA ELE EM CIMA DO LANCE?
         -BOM DIA ELÍTICO!
          TÁ AÍ A RESPOSTA, EXISTE AINDA OU NÃO O RACISMO?
         ESTA HISTÓRIA FAZ PARTE DAS MINHAS MEMÓRIAS, E OUTRAS VIRÃO, COM CERTEZA, AGORA, QUE O RACISMO QUE AINDA EXISTEM EM NOSSOS CORAÇÕES, QUE SEJAM APAGADOS DEFINITIVAMENTE DE NOSSAS VIDAS E DAS NOSSAS SENSIBILIDADES!
         CERTO OU ERRADO?

Um comentário:

  1. Racismo à parte, suas lembranças são engraçadas e me fazem rir bastante.
    Bom sujeito o Janir. Podia mesmo participar dos bailes da "elite".
    Pessoa de bem.

    ResponderExcluir