Powered By Blogger

terça-feira, 23 de abril de 2013

BANDA DE MÚSICA LIRA SANTA CECILIA


                     UMA PEQUENA HISTORIA COMO MUSICO  EM VARRE- SAI.
    A DATA NÃO ME LEMBRO, MAS, O FATO ACONTECEU HÁ MUITO TEMPO MESMO E TUDO ACONTECEU NAS DIVERSAS APRESENTADÕES DA LIRA SANTA CECILIA DE VARRE-SAI, QUE SEMPRE FORA DESTAQUES DAS FESTAS DA REGIÃO E ESTA FOI NUMA TOCATA DA LIRA SANTA CECILIA EM FARIA LEMOS-MG, INAUGURAÇÃO DO TELEFONE PÚBLICO.
   SAÍMOS DE VARRE-SAI DE ÔNIBUS, NUMA NOITE CHUVOSA, E A ESTRADA NAQUELE TEMPO NÃO ERA ASFALTADA, SEI QUE SAÍMOS DE VARRE-SAI NO SÁBADO PARA TOCAR A ALVORADA NO DOMINGO E DURANTE AS FESTIVIDADES QUE ACONTECERIAM NAQUELE DIA.
    ESTÁVAMOS INDO MUITO BEM, O CLIMA DE ALEGRIA ENTRE TODOS OS MÚSICOS, ATÉ QUE DEPARAMOS COM FORTES CHUVAS, E TIVEMOS QUE ENCARAR UM LAMAÇAL DAQUELES, E FICAMOS AGARRADOS COM CAMINHÕES.





   TIVEMOS QUE AGUARDAR A VINDA DE UMA MAQUINA DA PREFEITURA DE FARIA LEMOS PARA REBOCAR OS CARROS AGARRADOS QUE ESTAVAM NA NOSSA FRENTE, E ALI FICAMOS GRANDE PARTE DA NOITE DE SÁBADO!
   IMAGINEM MAIS OU MENOS UMAS TRINTA E CINCO PESSOAS ACOMODADAS DENTRO DE UM ÔNIBUS SEM BANHEIRO, NAQUELA ÉPOCA BANHEIRO ERA MESMO A MASSEGA, E POR ALI FICAMOS GRANDE PARTE DA NOITE, E O CHULÉ DA GALERA FICAVA CADA VEZ MAIS ACENTUADO EM NOSSAS NARINAS, DEIXANDO-NOS UM TANTO DESCONFORTADOS, PORQUE AFINAL DE CONTAS O BANHO DE “ALGUNS” TINHA SIDO NA PARTE DA MANHÃ, OUTROS NO ENTANTO DEIXAVAM PARA TOMAR BANHO NO LOCAL ONDE IRÍAMOS DORMIR, MAS, NUNCA DENTRO DE ÔNIBUS, E FICAMOS ATÉ POR VOLTA DAS DUAS HORAS DA MANHÃ DE DOMINGO, FOI QUANDO FOMOS REBOCADOS E CHEGAMOS A FARIA LEMOS TOTALMENTE BARREADOS, POIS, TÍNHAMOS QUE FAZER AS NECESSIDADES FISIOLÓGICAS QUE NÃO PODIAM SER NO ÔNIBUS OLHA QUE TINHA MÚSICOS DE TODAS AS IDADES, IMAGINE O SOFRIMENTO!        MAS FOI UM SUCESSO NOSSA CHEGADA E NOSSA APRESENTAÇÃO DURANTE TODO DIA!   A LIRA SANTA CECILIA TOCOU O HINO NACIONAL NA INAUGURAÇÃO DO TELEFONE QUE CONTOU COM A PRESENÇA DE AUTORIDADES DO GOVERNO DE MINAS GERAIS, E EM SEGUIDA FOMOS ALMOÇAR COM AS AUTORIDADES, E FICAMOS REALMENTE OS DONOS DA COCADA! TOCAMOS NO CAMPO DE FUTEBOL E A NOITE NO ENCERRAMENTO DAS FESTIVIDADES, FOI MAIS UMA DAS APRESENTAÇÕES DE GALA E DE MUITO SUCESSO.
 NESTA APRESENTAÇÃO LEMBRO-ME DE ALGUNS DOS ANTIGOS MÚSICOS QUE JÁ NÃO ESTÃO NO MEIO DE NÓS: MAESTRO NORIVAL TUPINI, ORLANDO TUPINI, HELIO TUPINI, NICANOR, ZITINHO, JOÃO DAMASCENO, SALADINO TUPINI, JUANETE, JORGE AMITI, JOSÉ TUPINI, NELSON MARCENEIRO, JORGE PURIFICATI, GERALDO PURIFICATI, NELSON PURIFICATI, JANIR, SEBASTIÃO DE ASSIS, JOSÉ OLINDA, PAULO POLI, TANCREDO RIGHETTI, WILSON VIEIRA.
  EM OUTRAS TOCADAS DA LIRA SANTA CECILIA,LEMBRO-ME DA NOSSA APRESENTAÇÃO EM RETIRO DO MURIAÉ, QUANDO ENTRAMOS EXECUTANDO O DOBRADO DOIS CORAÇÕES, E ESTE DOBRADO ESTAVA BEM DECORADO ENTRE NÓS MÚSICOS, E COM ISSO, A VIBRAÇÃO ERA GRANDE, SEM LEVAR EM CONTA A EMPOLGAÇÃO DA GALERA, E FOI EXATAMENTE COM A EMPOLGAÇÃO, QUE O NOSSO COMPANHEIRO WANTUIL, QUE FAZIA PARTE DO QUARTETO DE TUBAS DA LIRA SANTA CECILIA, COM O PAULO POLI, JORGE AMITI, TANCREDO RIGHETTI. ESTE MÚSICOS FAZIAM COM A BATERIA A PARTE FINAL DAS FILAS DA BANDA QUE SEMPRE ERA DE QUATRO FILAS, E O WANTUIL, SEMPRE MAIS QUIETINHO, FICAVA NA DELE, E DISTRAIU-SE COM A EXECUÇÃO DO SEU CONTRA BAIXO (TUBA), E ENTÃO A BANDA REALIZOU UMA MANOBRA PARA A DIREITA, SEM QUE O WANTUIL SENTISSE A MUDANÇA DA DIREÇÃO, E SÓ DEPOIS, BEM LONGE QUE O WANTUIL VIU QUE SOMENTE ELE ANDAVA NUMA DIREÇÃO E A BANDA TOTALMENTE NA OUTRA DIREÇÃO, FOI CHEGADA A HORA DA GRANDE CORRIDA DO WANTUIL ATÉ ENTRAR NAS FILEIRAS DA BANDA NOVAMENTE , CAUSANDO APÓS A APRESENTAÇÃO MOMENTOS DE VERDADEIRO ÊXTASE DA GALERA, MAS, ELE NÃO GOSTOU NADA DO OCORRIDO E FICOU UM POUCO CHATEADO, COISAS DA VIDA!

8 comentários:

  1. O caso do Vantuil é muito engraçado mesmo.
    Suas histórias são as histórias de Varre-Sai.
    Estão sendo registrada para a posteridade...

    ResponderExcluir
  2. Que saudade do Paulo Poli, sempre ouvia dele essas histórias!

    ResponderExcluir
  3. Atualmente moro em Nova Friburgo ,ja tive o prazer de tocar nesta banda ,nascido e criado em Varre Sai , hj fora. Toquei com grandes musicos e maestros . Tive como professor maestro cabecinha e Carlinhos. Saudades .
    Ha tempos tento conseguir um video de quando tocamos em alguns concursos de bandas ,se puderem me ajudar , desde ja agradeço.
    Tenho partituras para devolver, irei em breve . Marcos (filho do Celio , q tambem foi musico da banda )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, toquei muito com o seu pai Celio, tenho muitas saudades! Ele sempre foi um cara legal, amigo e prestativo!
      Abração do amigo Sebastião Odithes!

      Excluir
  4. macscordeiro@gmail.com .tel; 998647652

    ResponderExcluir
  5. Que bacana essa história , atualmente aqui em Varre-Sai estamos trabalhando o projeto nas escolas municipais sobre o Centenário da Lira Santa Cecília e procurando um texto interessante achei esse, onde começarei os trabalhos, agradeço desde já e essa história tenho certeza os alunos vão adorar..Um abraço Maria Olind Fabbri

    ResponderExcluir
  6. Emocionante. Que bom que você está registrando essas histórias. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fábio!
      Fiz curso de Contabilidade com o seu irmão Mandiopãn! O Márcio! Rs

      Excluir