Powered By Blogger

sábado, 11 de agosto de 2012

EU E A TANAJURA !





  
   ERAMOS BEM CRIANÇAS, QUANDO EU  ADÍLSON E OS MEUS COLEGAS ESTAVAM PELA RUA A GRITAR: “CAI, CAI TANAJURA, NA PANELA DE GORDURA, CAI, CAI TANAJURA, QUE É TEMPO DE GORDURA.”




         ESTA MÚSICA, OU MELHOR, ESTE GRITO ERA ENTOADO POR TODAS AS RUAS DE VARRE-SAI, MAIS PARECIDO COM UM CORAL, E NÓS COM AS CRIANÇAS EM CLIMA DE BRINCADEIRA ÍAMOS CAPTURANDO AS TANAJURAS E COLOCANDO-AS NUMA CAIXA DE SAPATO OU MESMO EM VASILHAS COM TAMPAS, CHEGANDO A DETERMINADO TEMPO SUPERLOTANDO AS VASILHAS OU DEPÓSITOS, TENDO DE PEGAR OUTRA PARA TAMBÉM LOTA-LA, JÁ QUE ERA GRANDE O ENXAME DE FORMIGAS TANAJURAS, DAS QUAIS SE ARRANCARIAM A CABEÇA, AS PATAS E COMIA O RESTO, ISTO É, DEPOIS DAS MESMAS SEREM LAVADAS, TEMPERADAS E  COLOCADAS EM FRIGIDEIRA PARA SEREM TORRADAS COMO FAROFAS E SABOREADAS E APRECIADAS POR TODOS!





EM ALGUMAS CASAS , FAZIAM A TANAJURA EM CALDO GROSSO, IDÊNTICO AO FEIJÃO, SÓ QUE ERA TIPO FEIJÃO BRANCO, QUE DIZIAM SER MUITO GOSTOSO, MAS, NUNCA ENCAREI, SEI LÁ, ACHEI UM PRATO MUITO FEIO, AQUILO MISTURADO COM ARROZ, SEI LÁ!





       NA VERDADE, EU E O ADÍLSON MEU IRMÃO PARTICIPAVA POR FARRA DA BRINCADEIRA E CAPTURAVA AS TANAJURAS PARA COLOCAR AS MESMAS A BRIGAREM, E ELAS COMO VERDADEIRAS GUERREIRAS, SE DESTRUÍAM MUTUAMENTE, CORTAVA A CABEÇA DA OUTRA, OUTRA HORA CORTAVA A PARTE TRASEIRA, ENFIM, ERAM VERDADEIRAMENTE LUTADORAS DE ALTO NÍVEL.




PORQUE NÃO SE OUVIA NENHUMA DELAS FALAR MAL DA OUTRA, OU MUITO MENOS GRITANDO E DESCABELANDO-SE COMO MUITA GENTE FAZ, ELAS LUTAVAM COM MUITA DIGNIDADE SEM SABER QUAL A RAZÃO, MAS, LUTAVAM!



     MUITO TEMPO DEPOIS FOI QUE FICAMOS SABENDO QUE MUITA GENTE COMIA PARTE DAS FORMIGAS, FOI AÍ, QUE RESOLVI EXPERIMENTAR, MAS, CONFESSO QUE NÃO GOSTEI,PORQUE O TIRA GOSTO VINHA EM PALITO, E PELO GRANDE SABOR, DEVERIA VIR EM PRATO FUNDO, PORQUE É REALMENTE UMA DELÍCIA, MAS, EU COMI SOMENTE UMA VEZ, E O MEDO DA FORMICIDA NO FORMIGUEIRO, QUEM SABE ELAS NÃO ESTARIAM ENVENENADAS, FOI POR ISSO QUE NÃO REPETI O PRATO!





GOSTARAM DESTA HISTÓRIA? ENTÃO, EXPERIMENTE  A TANAJURA!





       ESTA NÃO FOI BRINCADEIRA NÃO, ENCAREI O DESAFIO.


         MAS, QUASE QUE NÃO CUMPRÍ O MESMO, PORQUE QUANDO LEMBRAVA, MEU ESTOMAGO EMBRULHAVA MUITO!
        PORQUE O TIRA GOSTO VINHA EM PALITO, E PELO GRANDE SABOR, DEVERIA VIR EM PRATO FUNDO, PORQUE É REALMENTE UMA DELÍCIA, MAS, EU COMI SOMENTE UMA VEZ, E O MEDO DA FORMICIDA NO FORMIGUEIRO, QUEM SABE ELAS NÃO ESTARIAM ENVENENADAS, FOI POR ISSO QUE NÃO REPETI O PRATO!










        




3 comentários:

  1. Também cantava para as tanajuras quando criança.
    Íamos em bando. Sempre soube que alguém da turma levaria todas elas para a Jóvi preparar uma farofa. Nunca vi ninguém comendo as mesmas. Nem acreditava que pudesse ser verdade.

    ResponderExcluir
  2. VALEU TIÊ!
    É MESMO, TANDO O JOÃO DA JÓVI, COMO O ANTONIO E AS MENINAS, REALMENTE, FAZIAM UMA GRANDE FESTA!
    ERA O TEMPO DAS VACAS MAGRAS, E TUDO ERA DIFÍCIL, COMÉRCIO LIMITADO!
    ATÉ HOJE TEM MUITA GENTE QUE AINDA SABORIAM ESTE PETISCO!HUM ,HUM!
    FORTE ABRAÇO, OK TIÊ
    Sebastião Odithes

    ResponderExcluir