Powered By Blogger

sábado, 11 de agosto de 2012

VIDA DE ESTUDANTE, ESPERTO...



ESTA OCORREU POR VOLTA DOS ANOS DE 1956 A 1960,QUANDO ESTUDANTE DO GINÁSIO NATIVIDADE, LEMBRAM DA HISTÓRIA DO COLÉGIO ALVORADA QUE JÁ CONTEI RECENTEMENTE NO BLOG DO TITIO ODITHES?





NAQUELE TEMPO, OS ALUNOS TINHAM QUE DECORAR VÁRIOS TRECHOS DA MATÉRIA, QUE ERA DENOMINADA DISSERTAÇÃO, ERA MAIS OU MENOS ASSIM; O PROFESSOR DAVA A AULA E A MATÉRIA DO PERÍODO QUE ERA FORNECIDO PELO PROFESSOR E TAMBÉM AS PERGUNTAS, UM QUESTIONÁRIO QUE ERA MUITO USADO NA ÉPOCA, E AS RESPOSTAS SERIAM PESQUISADAS NO CONTEÚDO DADO PELO PROFESSOR, E DENTRO DESTA MATÉRIA TINHA UM TRECHO DA MATÉRIA QUE SERIA A DISSERTAÇÃO.
NO PRIMEIRO SEMESTRE, ERAM DEZ (10) DISSERTAÇÕES, NO FINAL DO ANO, ERAM VINTE (20) DISSERTAÇÕES, AS QUAIS DEVERIAM SER DECORADAS NA ÍNTEGRA, SENÃO NÃO SERIA CONSIDERADA COMO RESPOSTA CERTA, (É CLARO EM ALGUNS PROFESSORES ATÉ QUE CONSIDERAVAM) E, ESTE CRITÉRIO VALIA PARA A PROVA ESCRITA E PARA A PROVA ORAL.
NO DIA DA PROVA ESCRITA, O PROFESSOR SORTEAVA ASSIM: UMA SACOLA CONTENDO 10 OU 20 BOLAS DE GUDE  ENUMERADAS DE 01 A 20, QUE ERAM OS PONTOS DAS MATÉRIAS MINISTRADAS PELO PROFESSOR, E QUE OS ALUNOS TINHAM QUE DECORAR.
NO DIA DA PROVA, O PROFESSOR EFETUAVA O SORTEIO, ÀS VEZES A GALERA DAVA SORTE, E EM OUTRAS VEZES PINTAVA UMA CAVALA DE UMA ZEBRA.
SORTEADO O PONTO, O PROFESSOR REGISTRAVA AS PERGUNTAS NO QUADRO NEGRO QUE NA VERDADE ERA VERDE, E A GALERA SE VIRAVA NOS TRINTA.
MAS O PROFESSOR, ACREDITO QUE NEM IMAGINAVA QUE NA PROVA ORAL, CADA ALUNO (HAVIA EXCEÇÃO), LEVAVA UMA   BOLAS DE GUDE  DE CASA COM O PONTO QUE ELE MAIS DOMINAVA, E NA HORA DO SORTEIO, O ALUNO COM AS BOLAS DE GUDE JÁ EM MÃOS, ENFIAVA A MÃO NA SACOLA E REALIZAVA O SORTEIO, E AS PERGUNTAS ACONTECIAM E O ALUNO, É CLARO, ACERTAVA, E QUASE SEMPRE ERA NOTA MÁXIMA.
FOI QUANDO UM PROFESSOR DESCONFIOU PELO FATO DE QUE A SACOLA CONTENDO AS 20 BOLAS DE GUDE SE APRESENTAVA MUITO CHEIO FOI QUANDO RESOLVERAM A REALIZAR A CONFERÊNCIA DAS PEDRAS, E O MACETE FOI DESCOBERTO, PORQUE DENTRO DO SACO HAVIA MAIS DE 50 BOLAS DE GUDE, OU SEJA, NADA MAIS NADA MENOS DE 30 BOLAS DE GUDE A MAIS, CARATERIZANDO REALMENTE SABOTAGEM POR PARTE DOS ALUNOS, E EM CUJO DESFECHO NÃO IREI RELATAR, DEIXAREI POR CONTA DA IMAGINAÇÃO DE CADA UM DOS SENHORES, O PORQUÊ DA MINHA REPROVAÇÃO NO TERCEIRO ANO GINASIAL, NÃO SEI SE FOI POR CAUSA DESTA PROEZA!





 ALUNO QUE NÃO COLA, NÃO SAI DA ESCOLA, É O DITADO QUE NÓS TÍNHAMOS POR BASE, MAS, MUITOS DE NÓS LEVAMOS BOMBA, ERA O TÍTULO DE REPROVADOS NAQUELA ÉPOCA!
ATÉ HOJE ME RECORDO DO SUFOCO DESTA DESCOBERTA, QUE EM ATÉ CERTO PONTO FOI BOM PARA QUE CRIÁSSEMOS VERGONHA NA CARA E ESTUDÁSSEMOS MAIS, E FOI O QUE FIZEMOS NO ANO SEGUINTE, E NUNCA MAIS OUVI DIZER QUE ALGUM PROFESSOR TENHA FEITO USO DESTE ARTIFICIO PARA REALIZAR A ARGUIÇÃO DOS SEUS ALUNOS!
AMBOS APRENDEMOS QUE ESTUDA É A MELHOR SOLUÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário