ESTA OCORREU POR VOLTA DOS ANOS
DE 1956 A 1960,QUANDO ESTUDANTE DO GINÁSIO NATIVIDADE, LEMBRAM DA HISTÓRIA DO
COLÉGIO ALVORADA QUE JÁ CONTEI RECENTEMENTE NO BLOG DO TITIO ODITHES?
NAQUELE TEMPO, OS ALUNOS TINHAM QUE
DECORAR VÁRIOS TRECHOS DA MATÉRIA, QUE ERA DENOMINADA DISSERTAÇÃO, ERA MAIS OU
MENOS ASSIM; O PROFESSOR DAVA A AULA E A MATÉRIA DO PERÍODO QUE ERA FORNECIDO
PELO PROFESSOR E TAMBÉM AS PERGUNTAS, UM QUESTIONÁRIO QUE ERA MUITO USADO NA ÉPOCA,
E AS RESPOSTAS SERIAM PESQUISADAS NO CONTEÚDO DADO PELO PROFESSOR, E DENTRO DESTA
MATÉRIA TINHA UM TRECHO DA MATÉRIA QUE SERIA A DISSERTAÇÃO.
NO PRIMEIRO SEMESTRE, ERAM DEZ (10)
DISSERTAÇÕES, NO FINAL DO ANO, ERAM VINTE (20) DISSERTAÇÕES, AS QUAIS DEVERIAM
SER DECORADAS NA ÍNTEGRA, SENÃO NÃO SERIA CONSIDERADA COMO RESPOSTA CERTA, (É
CLARO EM ALGUNS PROFESSORES ATÉ QUE CONSIDERAVAM) E, ESTE CRITÉRIO VALIA PARA A
PROVA ESCRITA E PARA A PROVA ORAL.
NO DIA DA PROVA ESCRITA, O
PROFESSOR SORTEAVA ASSIM: UMA SACOLA CONTENDO 10 OU 20 BOLAS DE GUDE ENUMERADAS DE 01
A 20, QUE ERAM OS PONTOS DAS MATÉRIAS MINISTRADAS PELO PROFESSOR, E QUE OS ALUNOS
TINHAM QUE DECORAR.
NO DIA DA PROVA, O PROFESSOR EFETUAVA
O SORTEIO, ÀS VEZES A GALERA DAVA SORTE, E EM OUTRAS VEZES PINTAVA UMA CAVALA
DE UMA ZEBRA.
SORTEADO O PONTO, O PROFESSOR
REGISTRAVA AS PERGUNTAS NO QUADRO NEGRO QUE NA VERDADE ERA VERDE, E A GALERA SE
VIRAVA NOS TRINTA.
MAS O PROFESSOR, ACREDITO QUE NEM
IMAGINAVA QUE NA PROVA ORAL, CADA ALUNO (HAVIA EXCEÇÃO), LEVAVA UMA BOLAS DE GUDE DE
CASA COM O PONTO QUE ELE MAIS DOMINAVA, E NA HORA DO SORTEIO, O ALUNO COM AS BOLAS DE GUDE JÁ EM MÃOS, ENFIAVA A MÃO NA SACOLA E REALIZAVA O SORTEIO, E AS
PERGUNTAS ACONTECIAM E O ALUNO, É CLARO, ACERTAVA, E QUASE SEMPRE ERA NOTA
MÁXIMA.
FOI QUANDO UM PROFESSOR
DESCONFIOU PELO FATO DE QUE A SACOLA CONTENDO AS 20 BOLAS DE GUDE SE APRESENTAVA
MUITO CHEIO FOI QUANDO RESOLVERAM A REALIZAR A CONFERÊNCIA DAS PEDRAS, E O MACETE
FOI DESCOBERTO, PORQUE DENTRO DO SACO HAVIA MAIS DE 50 BOLAS DE GUDE, OU SEJA, NADA
MAIS NADA MENOS DE 30 BOLAS DE GUDE A MAIS, CARATERIZANDO REALMENTE SABOTAGEM POR
PARTE DOS ALUNOS, E EM CUJO DESFECHO NÃO IREI RELATAR, DEIXAREI POR CONTA DA
IMAGINAÇÃO DE CADA UM DOS SENHORES, O PORQUÊ DA MINHA REPROVAÇÃO NO TERCEIRO
ANO GINASIAL, NÃO SEI SE FOI POR CAUSA DESTA PROEZA!
ALUNO QUE NÃO COLA, NÃO SAI DA ESCOLA, É O
DITADO QUE NÓS TÍNHAMOS POR BASE, MAS, MUITOS DE NÓS LEVAMOS BOMBA, ERA O
TÍTULO DE REPROVADOS NAQUELA ÉPOCA!
ATÉ HOJE ME RECORDO DO SUFOCO
DESTA DESCOBERTA, QUE EM ATÉ CERTO PONTO FOI BOM PARA QUE CRIÁSSEMOS VERGONHA
NA CARA E ESTUDÁSSEMOS MAIS, E FOI O QUE FIZEMOS NO ANO SEGUINTE, E NUNCA MAIS
OUVI DIZER QUE ALGUM PROFESSOR TENHA FEITO USO DESTE ARTIFICIO PARA REALIZAR A
ARGUIÇÃO DOS SEUS ALUNOS!
AMBOS APRENDEMOS QUE ESTUDA É A
MELHOR SOLUÇÃO!
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