quinta-feira, 19 de julho de 2012
NAQUELE TEMPO, BEM QUE PODIA...
VOLTO A CONTAR MAIS UMA DAS MUITAS HISTÓRIAS DA MINHA INFÂNCIA, E SEMPRE TENDO ALGUÉM DE TESTEMUNHA, DESTA FEITA ,FOI QUANDO O MEU PAI ODITHES (FISCAL DO DER), JUNTO COM O SENHOR DOCA (FISCAL DA PREFEITURA), NELSON PURIFICATI (FERREIRO), AGENOR GERDUR (DEPARTAMENTO IBC), SALVADOR (POLICIAL) E O NELSON (MARCINEIRO).
ESTES SENHORES GOSTAVAM DE REALIZAR CAÇADAS NOTURNAS DE TATU, LARGATOS E OUTRAS CAÇAS, E DESTAS FAZIAM O PRATO DE CADA DIA!
PARA EFEITO DE ESCLARECIMENTOS TODOS OS SENHORES AQUÍ MENCIONADOS JÁ ESTÃO FALECIDOS, E, NAQUELE TEMPO, AS PESSOAS TAMBÉM MORRIAM, CERTO?
TODAS ESTAS CAÇADAS ERAM REALIZADAS NA NOITE DE LUZ CHEIA, E SEMPRE O PAPAI ME LEVAVA COM ELE , ACREDITO , ATÉ PELA MINHA GRANDE “CORAGEM”, PORQUE, O QUE EU TINHA DE MEDO ERA BRINCADEIRA!
NAQUELA ÉPOCA OS FILHOS OBEDECIAM MAIS OS SEUS PAIS, E RARAMENTE PODIAM DIZER NÃO!
ENTÃO NÓS FORMÁVAMOS UM GRUPO DE CRIANÇAS (OS FILHOS) E NÓS FICÁVAMOS ENCARREGADOS DE TRANSPORTAR AS ENXADAS, ENXADÕES, BALDES, FACÕES E SACOS.
AS ENXADAS E ENXADÕES ERAM PARA CAVAR OS BURACOS PARA TIRAR O TATÚ OU COELHO, OS BALDES, ERAM PARA CARREGAR ÁGUA (ERA BRIGA DE CACHORRO GRANDE A LOCALIZAÇÃO DA ÁGUA)(ÍAMOS MORRENDO DE MEDO) PARA JOGADAR NOS BURACOS DO TATÚS PARA FORÇAR OS MESMOS SAIREM E OS CÃES ENTÃO ATACÁ-LOS, E, OS SACOS ERAM PARA O TRANSPORTE DOS ANIMAIS CAÇADOS E NÓS (OS FILHOS) ÉRAMOS QUE REALIZÁVAMOS O TRANSPORTES DAS PRESAS.
BEM, COM ESTA MANEIRA DE NARRAR OS FATOS, A IMPRENSSÃO QUE SE DÁ É QUE MATAVA MUITOS ANIMAIS! QUE NADA! OS BICHOS DAQUELA ÉPOCA ERAM ESPERTOS COMO OS DE HOJE, ERAM SIM, MENOS PROTEGIDOS POR LEI, POR ISSO É QUE SE CAÇAVA, HOJE, ISTO NÃO MAIS É PERMITIDO, É CASO DE CADEIA QUEM FOR PEGO COM ARMA!
NUMA DESTAS CAÇADAS, O PAPAI PEGOU UM GRANDE TATÚ TESTA DE FERRO VIVO, E ENTÃO COLOCOU O MESMO DENTRO DO SACO, O BICHO NÃO CANSAVA DE QUERER SAIR, E FICAVA DANDO CABEÇADAS E MAIS CABEÇADAS DENTRO DO SACO, E,AS HORAS PASSAVAM, APÓS CERREGAR O BICHO POR LONGAS HORAS, VOLTAMOS PRÁ CASA E O BICHO FICOU PRESO NÃO ME LEMBRO ONDE, MAS, SÓ SEI QUE NA PARTE DA MANHÃ DO DIA SEGUINTE, O PAPAI PEGOU O BICHO E CHAMOU A MAMÃE PARA AJUDÁ-LO MATAR , A MAMÃE FOI, COMO TINHA MUITA PENA DE VER O BICHINHO MORRER, ELA FICOU LONGE DO TATÚ E COM O ROSTO VIRADO PARA OUTRO LADO, PARA NÃO VER O SACRIFÍCIO E O BICHO COM OS PÉS AMARRADOS, ESTAVA PRONTO PARA O ABATE, E PAPAI PEGOU UMA FACA DE PONTA GRANDE, E DEU UMA FACADA NO CORAÇÃO DO TATÚ, AS PATAS DIANTEIRAS DO BICHO ESCAPULIU, E TOCOU A FACA QUE DESLOCOU DO CORPO DO BICHO E FOI DE ENCONTRO A CABEÇA DA MAMÃE, QUE POR SORTE, A FACA PASSOU DE RASPÃO, COM O TOQUE QUE O TATÚ TINHA DADO NA FACA. NINGUÉM ENTENDEU O FATO, MAS, QUE O PAPAI APARTIR DAQUELA DATA PAROU DE CAÇAR OU DE MATAR OS BICHINHOS, ISSO PAROU!
A VERDADE QUE NÃO COMPENSAVA AS CAÇADAS, AS MESMAS ACONTECIAM PARA ENCHER DE PRAZER A VONTADE DOS HOMENS, QUE AGORA ESTÃO COM SUAS VONTADES MAIS NA SALA DE TELEVISÃO COM A FAMILIA VENDO OS FATOS E NOVELAS, QUE É MUITO MAIS AGRADÁVEIS DE QUE FICAR MATANDO OS POBRES VIVENTES E FILHOS DE DEUS TAMBÉM!
SE GOSTAREM OU NÃO PODEM COMENTAR, PORQUE TUDO ISSO, COMO DIZIA O SENHOR ORESTES PURIFICATI ,”EU FALO O QUE É FRANCO TUDO ISSO,É A PUREZA DA VERDADE!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário