Powered By Blogger

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Dançar só com ordem do dono do baile!




       Outro fato que marcou bastante a minha juventude foram os bailes realizados em Varre-Sai, os quais se tornaram momentos alegres e felizes, pois, era o que tínhamos a fazer, e a juventude ficava nas práticas do futebol, ping pong e as dancinhas no clube ou casas de família!
 
 
 
       Por vários anos, aconteciam dois tipos de bailes em Varre-Sai, o clube das moreninhas, conhecido como Cavadeiras e o clube das elites, conhecido como Clube dos 13!
       O meu Pai Odithes realizava o baile do clube das moreninhas, com o Darizinho o rei da sanfona, o Clube dos 13 trazia bons conjuntos musicais e as noitadas eram sem grandes problemas e muito festivas.
       Com o passar do tempo, o Clube dos 13 parou suas atividades e também o meu Pai Odithes paralisava também os seus bailes e com isso, dando novas oportunidades a outras pessoas a realizarem estes bailes.
       Então surgiu o Senhor Norival Antonio de Oliveira (o Valinho), que iniciou suas atividades nas promoções de bailes, mas, que tinha algo de especial, se tornando bem diferente dos demais bailes já realizados em Varre-Sai, porque o baile do Senhor Valim começa e ninguém poderia dançar sem as devidas ordens dele, ou seja, era ele o Valin, que convidava a dama e conduzida por ele que a entregava então ao rapaz para dançar com ela, e assim ele procedia todos os momentos que o tocador parava de tocar e que as damas assentassem!

 

 
       Os seus bailes eram assim que funcionava: ninguém tinha autoridade de tirar a escolhida dama para dançar, quem escolhia as damas para os dançarinos era o dono do baile o Valim!
 

        E todos encaravam com certa obediência porque senão era convidado a sair do salão e pronto e, não era permitidas brigas ou discussões e o clima era só alegria e boas músicas, e a casa era cheia, e a galera curtia a noitada até o dia clarear!
       Tempos áureos de Varre-Sai, não existia bebedeira e a alegria era mais contagiante do que nos dias atuais!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário