Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Vamos ao Jogo!




              Certa vez em Varre-Sai, sem muita coisa a fazer, a população, trabalhava, comia e dormia...Isso a vida toda, e o tempo iam passando e com o passar das horas, as pessoas ficavam sem opção a não ser jogar cartas e praticar o futebol do Varre-Sai Esporte Clube e hoje o Serrano Futebol Clube, também regrado ao abandono por nossas autoridades!
             Lembro-me perfeitamente dos jogos de cartas conhecidos como: buraco, miquelina, bisca e marimbo.




                



                 Nestes jogos algumas pessoas jogavam amistosamente por diversão, outras apostando dinheiro (um tostão ou centavos por ponto) ou valendo palitos de fósforos.
             O jogo conhecido por MIQUELINA, que era a carta da Dama de Espadas, que comandava todo o jogo!




             Era um jogo com quatro participantes que tinham que obedecer ao naipe da mesa, e se não tivesse este naipe, então jogaria fora outras cartas de naipes diferentes e assim sucessivamente, sendo que ao final do jogo, todos os jogadores somariam os pontos conseguidos e a quantidade obtida era deduzida da outra dupla, e assim ficaria sabendo qual a dupla vencedora, e na soma dos pontos deduziam uma da outra e o saldo, era o valor em palitos de fósforos que teriam que ser pago a dupla vencedora! Neste jogo, que jogávamos na Rua José Tupini, na casa de um dos participantes, era levada a sério pelos participantes, que às vezes alteravam a voz no calor da contenda e da discussão e até chegando ao ponto do jogo ser encerrado mesmo sem o término oficial das partidas, tudo pelo fato da disputa ferrenha, e valendo sempre palitos de fósforos.
 

 
 
              Entre os participantes deste jogo destaco os fiéis parceiros: Henrique Bandoli, Manoel Silva, João Targino, Joubert Alfaiate, Zito Righetti Sebastião Odithes, Adilson Lopes (meu irmão) Renilton Vieira, Firmino Vieira de Mattos, Agenor Gerdur, Nelson Purificati, e o meu Pai Odithes José da Silva.
Era um jogo muito bom e matava o tempo que passava lentamente e que nos proporcionava momentos agradáveis, e enquanto isso, as mulheres ficavam assentadas nas calçadas das batendo aquele papo, pois, não tinha televisão, e os rádios só em ondas curtas e médias, enfim, é vida que se vivia ou mesmo de empurrava com a barriga a não ser a parte religiosa que sempre foi um ponto alto da vida do Varressaense!

            Outro tipo de jogo que era uma verdadeira sensação em Varre-Sai era o jogo de BURACO ou CANASTRA, era muito divertido era verdadeiro clássico enquanto este jogo era praticado por duplas de grandes mestres do jogo de cartas; e com saudades destaco alguns deles: Augusto Faria (Zitinho), Sebastião Abib (Bastião do Bituta), Joubert Fabri- Luiz Ramos (Lula), João Damasceno e outros que me falha a memória!


 

 
          Olha, tinham até torcida, porque era verdadeiramente grandes jogadores e com uma capacidade enorme de memorização, tornando desta forma, o jogo mais emocionante para todos nós que participávamos na torcida sem gritos ou exageros, apenas no silencio e tomando partido!
             Os jogos eram realizados no reservado do Bar do Lula, onde funcionava também aos domingos a rinha de briga de galos!
Era divertido quando o Zitinho cantava algumas músicas que ninguém sabia a letra e nem a melodia e o João Damasceno ao descartar uma determinada carta ele dizia em voz sonora “ vai-te Meretriz”

Nenhum comentário:

Postar um comentário