Powered By Blogger

terça-feira, 22 de agosto de 2017

João Bonifácio e o Elefante.




         Quem de Natividade- RJ, que não tenha conhecido o João Bonifácio “João Galinha”?Quem não se lembra deste personagem dos mais amigos e divertidos de nossa terra e que tanto significou para a nossa história?
O nosso querido e popular João Bonifácio, conhecido como João Galinha, que durante sua vida entre nós, por vários vezes presenciamos o mesmo na função de abre alas nos diversos cortejos fúnebres de nossa Natividade, nas procissões realizadas, ele ia à frente como se fosse um verdadeiro policial administrando o tráfego de veículos no sentido de facilitar a passagem do povo!
  


                O nosso amigo sentia-se muito bem trajado, como se fosse um policial, com um quepe da banda de música, e no bolso uma flor ou mesmo uma etiqueta de identificação, sempre escrito algo sobre ele como exemplo: “Sou o João Galinha autoridade! Ou o Coronel Galinha” e assim tantas outras identificações sobre sua pessoa que era colocada no seu bolso!
              Todos os dias ele pedia café ou comida nas casas e ficava muito bravo quando alguém negava ou falava que ainda não tinha o rango pra ele no momento!


 
                 Um fato que me deixou muito triste, foi quando assisti algo que me causou verdadeiro horror, foi quando estavam armando um grande circo no terreno baldio ao lado do Posto do Ary, onde hoje o Colégio Padrão, e que no local encontravam algumas pedras para colocar de enfeites em paredes, de propriedade do Senhor Zeno Ricaldi (acho que era esse o nome mesmo). e o circo que era por sinal bem grande, tinha muitos animais como elefantes, cachorros, leões e macacos!

 
 

              À proporção que o circo estava sendo montado, os animais eram colocados a mostra do grande que curiosamente superlotavam toda a área do circo. Alguns animais mais escondidos dado a conhecer sua fúria, outros mais acostumados com muita gente, nem ligava, a até o mesmo um enorme elefante, que se encontrava bem a entrada do circo, mas, é claro, devidamente afastado do acesso ao público, mas mesmo assim algumas pessoas chegavam bem perto do mesmo para dar alimentos etc.!
 
                 E não poderia de ser diferente, o João Galinha, totalmente empolgado com o elefante e com parte das pessoas incentivando-o, ele até chegava bem perto do elefante para dar comida.E todos diziam para não chegar perto do elefante, porque a sua tromba poderia alcançar as pessoas e estas serem machucadas, inclusive pessoal do circo dava alerta de cuidado para todos!Embora o elefante fosse até certo ponto idoso, mas, era forte e violento e poderia machucar alguém!

 

                 Foi quando o João Galinha pegou um monte de capim e tendo colocado na tromba do elefante, este não só pegou o mato das mãos do João Galinha, mas, também pegou o João e o lançou a uns cinco metros de distância, bem em cima das pedras, causando ao nosso querido João Galinha alguns ferimentos nos membros e cabeça, sendo levado para o Posto de Urgência de Natividade, com muitas escoriações!
               Conclusão: o João sem muito juízo e o elefante sem muita consideração, o mais fraco foi mesmo amarrotado pela inocência e força do também sem juízo elefante, que apenas queria brincar mais um pouco com o João Galinha, que depois de algumas semanas, e ainda bem dolorido o João perguntava, e o elefante, ainda está vivo?
                Quase que aquele danado me matou! Finalizou nosso querido amigo!
Mais um fato que minha pessoa presenciou!






Nenhum comentário:

Postar um comentário