Powered By Blogger

terça-feira, 22 de agosto de 2017

ANTIGAMENTE BRINCAR ERA FÁCIL NÃO!





           No meu tempo de criança, isso por volta do ano de 1947, as opções de brinquedos ou brincadeiras em Varre-Sai, eram por demais fracas, pois        não existiam as preocupações como nos dias de hoje, com a falta de segurança e violência demasiadamente grande também!
           Se nos próprios estabelecimentos de ensino da época, o colégio oferecia apenas um banheiro para ambos os sexos, e a água que bebíamos era a mesma água que se lavava os latões que transportavam leite da zona rural para a cidade!
            Não existia copo ou xícara e muito menos água filtrada e nunca se imaginava em comida ou lanches ofertados pelo Governo Estadual ou Municipal para a gurizada!
            A nossa distração na hora do recreio era jogar futebol com a bola sendo uma meia velha cheia de retalhos para ser a bola, e o bicho pegava com grandes chances de fraturas nas bolas divididas e fora os cortes na sola dos pés, causadas pelas pedras existentes no quintal onde era a quadra e futebol da galera!

 

         Claro que tínhamos outras opções objetos de nossas criações como à brincadeira de carros feito de tábuas de caixote de tomates e carretéis, que dava para fazer bastante barulho, quando passávamos carvão nos carretéis e os carrinhos faziam realmente um tremendo barulho ou então nos divertíamos com a bola de gude e assim passava o tempo.

 


 
 


  e chegava então o grande momento quando nós nos deslocávamos para o pasto ao lado da Matriz de São Sebastião de Varre-Sai, e ali então que a brincadeira ficava animada e divertida, pois, vários de nós descíamos deslizando sobre uma casca de folha de coco, ou de uma pita (usada muito para coará roupa).Era tal de descer e subir pasto que quando chegávamos em casa, estávamos praticamente liquidados de cansaço!






            Existia entre uma galera uma disputa de quem passava deslizando pasto abaixo e passando por uma cerca de arame farpado!
Se desse bobeira, é claro que se machucaria, mas, raramente alguém se machucava, mas, acontecia! Eu mesmo tenho uma cicatriz no peito causado por uma distração ao descer chiando e passando por baixo do arame, não deu tempo de abaixar, e dei de cara com o arame farpado, causando ferimento no meu tórax, cuja cicatriz carrego até hoje, sem nenhuma saudade!
          Depois deste dia paramos de tal brincadeira e fomos proibidos de ali brincar pelo administrador do pasto o Senhor Erasmo.
           Além do risco das descidas, nós ainda tínhamos que lutar contra os carrapatos, que eram muitos e que todos ficavam super lotados destes insetos, e chegando o tempo de irmos embora, que cada um catava carrapato no outro, e assim, chegávamos em casa com uma quantidade pequena de carrapatos, felizmente!



 Mas, não tínhamos nenhuma outra brincadeira e não ser tomar banho de açudes do Senhor Godo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário