Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Ginasial em Natividade



Natividade Sebastião Odithes

Foi por volta dos anos de 1955, deixei minha terra natal, para vir para Natividade para estudar, naquela época o ensino em Natividade (Ginasial e Normal) eram os mais badalados e melhores da região, e a grande parte dos alunos eram de outras cidades: Porciúncula, Tombos - Carangola, Campos, Bom Jesus, Guaçuí e Alegre, sem falar alunos dos distritos como Varre-Sai, Ourânia, Bom Jesus do Querendo, Laje do Muriaé, Santa Clara, Purilândia, etc.
Em Dezembro de 1955 vim para fazer o exame de admissão ao ginásio, e fiquei estudando na casa do Senhor Helio Carvalho durante os meses de dezembro, janeiro e parte de fevereiro, este período era destinado à prática do Exame de Admissão e iniciei minhas atividades estudantis em 1956, ficando interno com as despesas pagas pelo Estado do Rio de Janeiro na forma de Bolsas de Estudos!
Durante estes anos de Ginásio Natividade, tive oportunidade de fazer muitos amigos e de conhecer excelentes Professores que dou destaque: Professor Arnaldo Braz (História), Professor Walter Vieira (Frances e Ciências), Professor Adalberto Lopes (Latim), Professor Maria Braz (Português), Prof4essor Marlene Braz (Matemática), Professora Arlete (Geografia), Professor Anete Lopes (Canto Orfeônico), Professora Evlim Nagem, (Desenho) e Prof. Guiguí        (Trabalhos Manuais) e outros professores foram surgindo, pois, as aposentadorias iam acontecendo e assim seguimos na luta do dia a dia nos estudos!
Quando do aproximar das festividades de Setembro, o entusiasmo de todos era evidente, e os preparativos dos estabelecimentos de ensino de Natividade eram dinâmicos e se preparavam para o desfile escolar, cívico e militar do Dia da Pátria, o sete de setembro!
Eram bandas marciais por todos os lados com o seu ruído tradicional das fanfarras e das marchas militares, o comércio ornamentava suas prateleiras com as cores predominantes de azul, verde e amarelo e toda a comunidade se envolvia, para proporcionar a todos e aos visitantes, o tradicional momento de verdadeiro amor a nossa gente na homenagem da Hora de Arte, no dia sete de Setembro, homenagem cívica a nossa querida Pátria e no dia oito de setembro as homenagens a Padroeira Nossa Senhora da Natividade!
Ninguém abria mão destes dias e das homenagens, as quais eram tradicionalmente celebradas a cada ano, pois, é motivo de orgulho e muita alegria de todos de participar deste evento tradicional!
E quero neste espaço fazer alguns destaques a cada um destes dias festivos de nossa querida Natividade:
No dia seis de setembro (dedicado aos Natividadenses) no Cinema Ouro Verde acontecia da Hora de Arte, com homenagens aos que se destacaram, na luta a favor de nossa terra, este sim era devidamente homenageado com saudação do mais alto destaque das autoridades e em seguida uma agradável parte teatral ou mesmo uma clássica apresentação da Elite Orquestra!
Era e é nos dias de hoje um ponto alto do tríduo setembrino!
No dia sete de setembro (Dia da Independência do Brasil) a classe estudantil e autoridades constituídas realizam hasteamento das Bandeiras do Brasil, Estado do Rio de Janeiro e Município de Natividade!
Após o desfile na Avenida Amaral Peixoto, acontecia no Campo de Vila Almeida o momento de ginástica por alunos das diversas escolas, onde aconteciam bailados e diversos alunos instrumentistas executavam os seus instrumentos musicais e me lembro bem da: Neuza Ramos, Maria Cecília de Carvalho, Marisa Baião e outros que davam um brilho todo especial a este momento clássico dos festejos, que era a ginástica!
E no dia oito de setembro dia da Excelsa Padroeira Nossa Senhora da Natividade, acontecia à tradicional procissão pelas ruas de nossa cidade, santa missa e outras atividades ligadas ao dia, além da parte de gincanas realizadas na Avenida Amaral Peixoto!
Acontecia a Alvorada com Bandas de Musicas da região nos dias festivos, e no CLEN aconteciam bailes de gala com grandes Conjuntos ou Orquestras e no Estádio Vila Almeida, o Natividade Atlético Clube jogava suas partidas com casa cheia e todos vibravam com as jogadas clássicas de nossos atletas, hoje: “Os Leões da Vila! Disputa com dignidade a Copa Gazetinha no Estado do Espírito Santo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário