Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Varre-Sai, a minha terra querida



Varre-Sai, a minha terra querida

     Como diz o poeta: “todos cantam sua terra, também vou cantar a minha” querida terra de Varre-Sai!
     Quem vê Varre-Sai nos dias atuais, não imagina, o quanto esta terra era alegre e feliz e os seus jovens festeiros e festejados! Tempos sem televisão, mas, tinha o Cinema São Luiz ou Brasil do nosso querido e saudoso Norival Tupini. Eta baixinho renitente e dinâmico, um Varresaense incansável e que tudo fazia pra cada vez alegrar e melhorar nossa terra!
     Outro ponto que quero destacar em Varre-Sai (antes da Emancipação) era a parte de esportes, o glorioso Serrano Esporte Clube dos grandes ídolos: Lula- Jerônimo- Zuzute- Robertinho- Chicão- Monteiro- Luiz e Geraldo Bandoli (Dr. Nem)- Jove Faria- Taxinha- Quito- Mario- Cheiroso -Lucio- Oswaldo- Seabra e tantos outros que não mediam esforços para conquistar sempre a vitória e também a divulgar cada vez mais o nome da nossa querida terra, e com isso, o Serrano era motivo que emocionava a todos proporcionando uma alegria sem limites aos nossos corações!
     Lembro-me dos campeonatos regionais e os torcedores num clima festivo se deslocavam da rua até o local onde estava o Campo do Cininho, mas, pra chegar lá, tinha primeiro que ultrapassar a barreira humana, os cobradores de pedágio, para assim poder pagar o clube visitante, e ninguém reclamava e pagava feliz, claro, alguns passavam pelo pasto e cheio de carrapatos no campo iam torcer e torcer muito e com muito amor também! Neste campo aconteciam as grandes partidas com derrotas e vitórias e também as grandes brigas onde todos batiam e todos apanhavam, mas, tudo ficava encerrado ali mesmo!
     Com o passar do tempo, o Estádio dos Eucaliptos ficou pronto e o Serrano E. Clube passou ali a realizar seus treinos e continuar aos seus jogos! Foram longos períodos de trabalhos do Senhor Eleazar Primo e equipe que realizava todo o trabalho de manutenção do estádio e gramado do Serrano!
     Após alguns anos com o belo nome de Estádio dos Eucaliptos, a Diretoria do Serrano, com grande sabedoria, resolveu homenagear um dos maiores incentivadores do futebol de Varre-Sai, que foi o Senhor Torino Fabril (o Senhor Nego), muito conhecido por todos por seu amor ao Vasco da Gama e ao Futebol de Varre-Sai!
     O Serrano Esporte Clube realizava ali as partidas de futebol em todas as suas categorias, inclusive com campeonatos da zona rural, mas, com o passar do tempo, e a política resolveu entrar em campo e no meio esportivo, e conseguiram acabar com o campo, e no local, iniciou-se a construção de um prédio moderno para a sede da Prefeitura Municipal de Varre-Sai praticamente acabado!
     Então Varre-Sai ficou sem campo de futebol, sem o time e também sem a nova sede da Prefeitura!
     Interessante que ninguém se preocupou em realizar um plebiscito garante que a população em sua maioria, faria sua opção, não a favor da construção da Prefeitura naquele local, mas, sim a manutenção do estádio no local onde estava e o novo prédio da Prefeitura em outro ponto. Hoje, Varre-Sai sem campo de futebol, sem prédio da nova Prefeitura funcionando, dando uma sensação de falta de planejamento da Municipalidade para determinados atitudes ou obras, deixando ainda uma sensação de falta de preocupação com o fator água potável, da qual todos se sentem carentes e sem expectativas de uma solução breve para esta necessidade da nossa terra!
     Muita gente tem a sensação de que Varre-Sai se sente triste sem seu estádio e também pela falta de respeito para com a memória do homenageado, que tenho certeza que nunca reivindicou a mesma, mas, foi à vontade popular, e que a mesma não foi nada respeitada pelas autoridades políticas da época!
     Com o desaparecimento do Estádio Torino Fabri, foi embora todo o sonho dos jovens atletas de Varre-Sai, aspirantes a um lugar ao sol no esporte brasileiro!
Ou foi incompetência ou mesmo falta de boa vontade de ouvir o povo das autoridades constituídas, é o que penso e até acredito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário